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Como lidar com a fofoca no ambiente de trabalho?

Conviver e se relacionar com diferentes pessoas em um local empresarial pode ser desafiador. Afinal, cada uma possui suas visões e seu histórico pessoal, sendo moldada à versão que é hoje. Por isso, é comum que algumas se aproximem mais do que outras. O problema é que essa convivência pode gerar fofoca no ambiente de trabalho.
A maioria dos colaboradores já foi alvo de uma situação dessas e o impacto de apenas um comentário pode ser catastrófico. Além de prejudicar a produtividade da equipe e de desencadear conflitos, a fofoca pode até mesmo afetar carreiras e o psicológico das vítimas. Esse comportamento também mancha a imagem organizacional — já que ela se torna um local em que ninguém deseja trabalhar — e coloca em xeque a postura empresarial acerca do problema.
Por isso, é essencial adotar medidas para lidar com essa questão e saber evitá-la pelo bem de todos. A seguir, você descobrirá formas de enfrentar o quadro e como criar um ambiente saudável. Confira!

Invista em uma comunicação eficiente

A melhor maneira de evitar a fofoca no ambiente de trabalho é investir na comunicação. Grande parte das fofocas começa por situações mal resolvidas ou por alguma desavença. É papel da gestão identificar esses pontos e criar um cenário em que o conflito não escale ou se torne incontrolável.
O ideal é fortalecer a certeza nos colaboradores de que eles podem sempre procurar a empresa, a fim de resolver questões com colegas de trabalho. É imprescindível estar pronto para ouvir as angústias do funcionário com empatia e buscar uma solução, ao manter a postura organizacional de ser contra fofocas.
Ao perceber que há algum conflito em aberto, é importante convidar os envolvidos para um espaço seguro em que possam expor os seus pontos com uma conversa saudável. A gestão deve intermediar o diálogo, mas sem deixar parecer que se trata de uma acareação. Trata-se de uma oportunidade para resolver a situação com sinceridade e acolhimento.
A comunicação também deve partir da empresa para esclarecer boatos e evitar que dúvidas se instalem no cotidiano dos colaboradores. Principalmente, é um meio de impedir a circulação de informações incorretas e que geram insegurança.

Fortaleça a cultura organizacional

Criar um ambiente propício à comunicação, inclusive, tem a ver com a cultura organizacional. Ela representa a união da missão, do propósito e dos valores da empresa e determina como as pessoas devem agir. Se ela não for definida de maneira estruturada, será criada de modo independente, no cotidiano — e isso nem sempre é positivo.
Para alcançar melhores resultados e evitar os impactos da fofoca no ambiente de trabalho, elabore, comunique e reforce a cultura do negócio. É indispensável que todos reconheçam os valores do empreendimento e que saibam qual é a conduta esperada.
Além de fazer com que as pessoas “vistam a camisa” da empresa, é algo que serve como uma orientação para evitar hábitos ruins, como de conversas paralelas e feitas de maneira duvidosa. Portanto, não deixe de investir nesse fortalecimento.

Fortaleça a cultura de feedback

O feedback é fundamental para os colaboradores, já que por meio dele é possível saber quais são os pontos que precisam ser ajustados no trabalho. O reconhecimento de boas ideias e tarefas bem executadas também faz parte desse retorno e aproxima a empresa dos funcionários, o que reflete positivamente no relacionamento.
Porém, é imprescindível saber ouvir o feedback dos profissionais. Convidar os colaboradores para darem sugestões é algo que auxiliará no crescimento do empreendimento e até mesmo no reconhecimento dos erros.
Quando a empresa não aceita sugestões ou comentários negativos, há uma quebra na comunicação e um funcionário pode até se ver em uma situação vexatória. Isso pode gerar fofocas e mal-estar no ambiente de trabalho.
Além disso, o feedback serve para pontuar aspectos que precisam de mudanças, como comportamentos inadequados. Ao surgir uma situação de ruído de comunicação, esse retorno é fundamental para orientar os colaboradores sobre como devem agir. Portanto, fortalecer uma cultura desse tipo e manter um canal sempre aberto para a conversa é essencial para um local saudável.

Implemente ações de promoção das relações

Outro caminho para evitar fofoca no ambiente de trabalho é motivar a integração da equipe. Assim, todos se conhecem e se aproximam, o que evita a formação das temidas panelinhas — um prato cheio para a criação de rumores e boatos. Além disso, o sentimento de trabalho em equipe é favorecido e é criado um vínculo entre os profissionais.
A gestão pode acertar nesse quesito ao implementar ações que promovam as relações entre os colaboradores. Para isso, vale investir em um calendário de eventos que inclua a todos. As ocasiões podem variar desde comemorar os aniversariantes do mês até celebrar datas especiais para o empreendimento. Que tal incluir no calendário alguns eventos beneficentes para arrecadar fundos para alguma instituição de caridade?
É importante questionar os colaboradores para que deem ideias sobre os eventos, assim como dividir tarefas entre todos. Essa integração da equipe alavancará o desempenho da empresa e tornará o local de trabalho mais agradável.

Estimule o desenvolvimento de habilidades sociais

É fundamental que as pessoas saibam conviver para que as fofocas não ganhem força. Por isso, estimular o desenvolvimento de habilidades sociais faz com que os seus colaboradores entendam as diferenças e saibam respeitá-las.
As habilidades sociais moldam o comportamento das pessoas e norteiam a comunicação adequada. Assim, cada um consegue sustentar uma conversa, dar um feedback ou manifestar opiniões sem ferir o espaço do outro.
O coaching é um ótimo exemplo nesse processo. Com o uso de ferramentas e com técnicas específicas, ensina e desenvolve o respeito dentro do ambiente de trabalho. Afinal, por meio dessa metodologia há um aprimoramento dos comportamentos em diversas situações, o que aumenta a performance dos colaboradores. Além disso, também é um auxílio para sanar conflitos sem brigas.
Logo, é interessante oferecer à sua equipe ou às lideranças um curso de coaching dado por alguém capacitado. Assim, os funcionários e a empresa podem se beneficiar ao enxergar seus defeitos e qualidades e dar força para o que desejam melhorar.
A fofoca no ambiente de trabalho pode ruir as estruturas empresariais de dentro para fora, além de ferir a índole de colaboradores. Portanto, é fundamental saber lidar com essa situação e criar um local de trabalho saudável, livre de conflitos e com sinergia rumo ao sucesso da empresa — e, consequentemente, de suas carreiras.
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