CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Saúde mental na pandemia: como se manter saudável nesse período?

A saúde mental na pandemia tem sido um tema de ampla divulgação. Afinal, com a diminuição das interações sociais, passamos a sentir problemas que antes eram menos frequentes ou até mesmo inimagináveis para aqueles que costumam ter uma vida mais ativa.

Além do distanciamento social, não podemos deixar de mencionar que os problemas econômicos e sociais também nos deixam aflitos, uma vez que o cuidado constante e a preocupação excessiva com a nossa saúde (e a dos nossos familiares e entes queridos) geram tremendo desconforto. Ainda, o elevado número de mortes dificulta a tarefa de nos mantermos saudáveis emocionalmente.

Em meio a tantas mudanças e dificuldades, falar sobre o nosso lado psicológico e emocional se tornou uma necessidade. Neste post, vamos mostrar como você pode manter sua saúde mental de maneira prática e eficaz. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Fortaleça os laços afetivos mesmo distante

Infelizmente, com a falta de uma gestão pública eficaz, fica por nossa conta fazer a maior parte do trabalho que corresponde à precaução da contaminação do novo coronavírus. Isso, em termos práticos, significa que devemos nos isolar dos mais idosos e ter cuidado com aqueles que estão na meia idade e com alguma comorbidade (como hipertensão ou diabetes, por exemplo).

Apesar desse isolamento ser duro e bem difícil, não podemos deixar de mencionar que existe solução para pelo menos acalmar a saudade: aposte nas redes sociais, nas chamadas de vídeo e nos mais variados métodos de comunicação para manter contato. Os laços podem ser estreitados de forma diferente do que no passado, experimente! 

Inclusive, o abandono e a falta de carinho nessa fase tão difícil é o que pode gerar angústia e desespero, e ansiedade, condições graves e que afetam negativamente sua saúde mental — especialmente quando incluímos na equação a solidão, que é um “catalisador” para o agrave de condições psicológicas ou emocionais.

Mantenha a rotina e faça atividades que são prazerosas

Uma alternativa para manter seu humor e até mesmo sua sanidade é aproveitar o momento para manter e adaptar sua rotina para o “novo normal”. Viver sem rotina, além de difícil, também pode gerar alterações no seu humor, uma vez que nosso bem-estar está intimamente relacionado com a qualidade do nosso sono e alimentação.

Por isso, definir uma hora para acordar e dormir é essencial para se sentir bem e preparado para enfrentar o cotidiano. Com essa etapa solucionada, aproveite para adaptar sua rotina, como seu trabalho por home office ou suas reuniões à distância. O importante é ter uma estrutura produtiva para manter o mínimo de normalidade em meio a toda dificuldade do dia a dia.

Por outro lado, não deixe de ingressar em atividades prazerosas para manter o bom humor. Aproveite para ler, acompanhar os episódios das séries que você mais gosta, os filmes que você não viu ou até mesmo comece a aprender ou se dedicar a um instrumento musical que tem na sua casa.

Tudo isso auxilia a tirar o foco da negatividade e a trazer um pouco de normalidade para um período desafiador e complicado. Por fim, não se esqueça de observar sua saúde mental de maneira mais próxima. Ao sentir sintomas como apatia constante, cansaço (principalmente emocional) e tristeza que não passa, recomendamos ajuda profissional.

A saúde mental na pandemia é coisa série e certamente deve ser levada como uma das maiores preocupações. Por isso, não negligencie seu lado emocional e procure auxílio quando necessário. Afinal, estamos vivendo uma situação atípica e devemos estar atentos aos agravamentos dos sintomas emocionais.

Gostou do post e deseja manter uma boa saúde mental na pandemia? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE