CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Descubra qual a melhor forma de gerar engajamento da equipe

A melhor forma de gerar engajamento da equipe ainda é um pequeno mistério. Tudo o que sabemos é que existem técnicas e maneiras de favorecer o comprometimento entre os colaboradores de uma empresa.

Funcionários que estão envolvidos emocionalmente com seu trabalho são capazes de gerar resultados muito acima da média. Além disso, aqueles apresentam maior afeto com sua companhia demonstram maior nível de satisfação pessoal e também são mais propensos a sugerir novas ideias para superar os desafios do mercado.

A seguir, vamos explicar como você pode ajudar a criar esse tipo de ambiente corporativo com algumas dicas práticas e técnicas essenciais de PNL. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Qual a relação da PNL com o engajamento da equipe?

A princípio, a programação neurolinguística pouco está relacionada com o engajamento natural de uma equipe. O que podemos dizer é que com esse tipo de conhecimento você consegue entender como favorecer um melhor ambiente de trabalho.

Com a PNL é possível perceber porque certas pessoas se dão melhores com algumas e não com outras, ou até mesmo compreender as melhores práticas para estimular cada vez mais o espírito de equipe e uma ligação mais forte entre todos os colaboradores.

Uma das técnicas mais utilizadas para tanto é o rapport. Em termos simples, esta é a capacidade de criar um laço afetivo com uma pessoa dentro de um curto espaço de tempo.

Você já notou que com certas pessoas a amizade simplesmente flui? E que com outras é bem difícil manter uma conversa ou até mesmo encontrar algum ponto em comum? Isso tudo depende da capacidade de dois indivíduos entrarem em sintonia. Nesse sentido, a PNL ajuda a desvendar quais são esses “segredos” da afinidade e faz com que você tenha esse poder em suas mãos.

Um bom rapport depende de: espelhamento de linguagem corporal, verbalização semelhante e até mesmo da percepção sensorial. É preciso dominar e entender como aplicar essas técnicas de maneira correta para conseguir quebrar as barreiras inicias da timidez para conseguir avançar para um relacionamento profissional saudável e eficaz.

Como as ferramentas da PNL ajudam a entender a comunicação interpessoal?

Como você pode observar, conseguir criar laços depende de uma série de fatores. Os principais envolvem a capacidade de perceber e agir de acordo com as individualidades da pessoa que estamos nos comunicando.

Ao treinar e entender os principais conceitos e técnicas sobre a programação neurolinguística podemos facilmente conseguir engajar um grupo de pessoas para uma ação em comum. Entretanto, somente esses conhecimentos não são o suficiente — é preciso que a missão da companhia e os interesses da empresa estejam intimamente relacionados com o colaborador.

Portanto, além da PNL é importante procurar o perfil de funcionário adequado para sua empresa desde o momento da contratação. Ter uma liderança eficaz e que se adeque ao ambiente corporativo também é outro fator importante para gerar empatia e uma participação ativa entre os funcionários.

Resultados excepcionais não podem ser resumidos a somente uma área do conhecimento, e quase sempre é preciso acertar em um conjunto de fatores para conseguir o “time dos sonhos”. 

Para quem tem interesse no assunto, recomendamos a formação em PNL e mais estudo sobre o tema para realmente conseguir alavancar os resultados dentro de uma companhia.

Gostou do post sobre qual a melhor forma de gerar engajamento da equipe? Comente abaixo sua opinião sobre o tema!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE