CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como sair de um relacionamento abusivo

Sair de um relacionamento abusivo é muito mais difícil do que parece. Na maioria dos casos, a pessoa que sofre passa por uma profunda dependência emocional, além de aguentar situações em que normalmente sua autoestima é praticamente extinta.

Cabe mencionar que o abuso que estamos falando não é somente o sexual ou a agressão física. Apesar desses exemplos serem sintomas claros de um relacionamento abusivo, os comportamentos extremos caracterizam, de certa forma, alguns dos casos mais graves.

Deve ser ressaltado que o abuso pode vir de diversas formas diferentes. De maneira geral, uma relação pode ser considerada abusiva quando uma das partes apresenta poder e controle sobre o outro, impossibilitando suas ações, opiniões ou comportamentos.

Para você entender melhor este assunto, neste post vamos explicar como você pode sair de um relacionamento desses de forma segura e saudável. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Faça uma autoanálise da sua relação

O primeiro ponto é fazer uma autoanálise do seu relacionamento, levando em consideração tudo o que de fato acontece. Se você se sente demasiadamente triste ou controlado a todo momento, saiba que esse é um sinal que não pode ser justificado.

Além disso, veja se você é livre, se sua opinião importa e se você consegue realmente o que quer. Em muitos dos casos, o abusado não consegue se imaginar com outra pessoa e acaba permanecendo preso por conta dessa ilusão, muitas vezes gerada pela outra parte.

Outros sinais importantes estão na intimidade do casal: como são suas relações sexuais? Elas são “forçadas”? Você se submete a momentos que não gostaria? Todos esses questionamentos ajudam a delimitar a ação do outro.

Ciúmes em excesso também é outro fator característico de uma relação em que há abuso emocional. Você tem amizades? Pode falar com todas elas? Como anda seu círculo social? Você sofre duras críticas de maneira constante pelo seu companheiro?

Após essa autoanálise, é hora de seguir para o próximo passo, que além de ser o mais difícil, é o que realmente te tirará da sua zona de conforto.

Inicie seu processo de tomada de decisão

Ao identificar os sinais que demonstram um relacionamento abusivo, você deve, em seguida, começar o seu processo de tomada de decisão. Como já deve ser do seu conhecimento, essa etapa não é fácil.

O medo de ficar sozinho ou de até mesmo ser infeliz é enorme. Assim como a dificuldade para ter a coragem de cogitar ou iniciar uma conversa sobre o término do relacionamento. A busca por apoio nessa etapa é essencial, mesmo que você tenha perdido vínculos no passado.

É importante cultivar essa coragem e — após autoanálise criteriosa — finalmente tomar a decisão de comunicar o seu parceiro sobre o término da relação. Evite qualquer tipo de discussão e deixe bem claro que essa é uma medida que já foi pensada e que não tem volta, não existem debates e nem argumentos que te farão mudar de ideia.

Tome a decisão com segurança e assertividade

Ao identificar comportamentos agressivos no companheiro, procure tomar essa medida em locais públicos, por telefone ou até mesmo próximo de alguém que você conhece. Crie um ambiente seguro e procure ter a autoestima para tomar essa decisão sem voltar atrás.

Em casos ainda mais extremos, não deixe de alertar as autoridades ou até mesmo seus familiares e amigos. O ideal é ter completa segurança e convicção e principalmente tentar não reatar os laços de imediato para que, dessa forma, os dois consigam fazer uma autocrítica e ter uma boa visão sobre sua qualidade de vida, saúde mental e comportamento.

Seguindo essas dicas você deve conseguir sair de um relacionamento abusivo de maneira segura e saudável. Ao tomar essa decisão, temos certeza que sua vida voltará aos trilhos e da forma correta, com equilíbrio e com relações que realmente te façam crescer como pessoa.

Gostou do post sobre como sair de um relacionamento abusivo? Assine nossa Newsletter e não perca nenhuma nova postagem!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE