CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Veja como sair da zona de conforto e parar de se prender a ela

Você está em alguma situação que lhe pareça cômoda neste momento? Sente que existe algo segurando você a essa posição confortável, mas também que está se autossabotando e andando em círculos? Entender como sair da zona de conforto e parar de se prender à ela é o primeiro passo para você mudar tudo isso e avançar em direção aos seus reais objetivos.

A verdade é que quando falamos sobre zona de conforto, logo vem à mente algum tipo de lugar, mas também pode ser um emprego, um momento, um curso, uma condição de moradia, ou qualquer coisa que mantenha você com uma sensação de segurança e de que sabe exatamente o que está fazendo.

Neste post, mostraremos que a cama da zona de conforto pode não ser tão quente assim quanto parece, e que assim como há fatores que prendem as pessoas à ela, também existem consequências. Além disso, daremos dicas simples para você entender como sair da tão falada zona de conforto. Continue a leitura e confira!

O que significa estar na zona de conforto?

Estar nesta posição pode até parecer uma configuração segura e confortável, além de trazer uma relativa sensação de tranquilidade. Por outro lado, ficar na zona de conforto não permite que a pessoa se desenvolva e vá em busca de novos objetivos.

Em outras palavras, se alguém estiver estagnado em alguma condição que, aparentemente, seja cômoda e em que nada é feito para mudar isso, essa pessoa está em uma zona de conforto.

Um indivíduo que se encontra na zona de conforto faz apenas aquilo que lhe traga resultados satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança que impede tanto sua superação quanto sua evolução.

Quais os fatores que podem prender uma pessoa à ela?

À medida que o tempo passa a tendência é a situação se tornar tão natural e familiar, que a pessoa não é capaz de perceber que está inerte. Fatores como o medo de mudar, a preguiça, a sensação de segurança, a soberba e a cegueira são alguns dos principais motivos que nos empurram e prendem à zona de conforto.

Quais as consequências de ficar na zona de conforto?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, prender-se a esse tipo de condição é extremamente prejudicial, uma vez que a motivação é reduzida e, no mesmo sentido, aumenta o estresse e a ansiedade.

Com isso, há pessoas que chegam ao ponto de até mesmo desenvolver transtornos como a síndrome do pânico e a depressão. Estamos falando de doenças que, infelizmente, podem até levá-las a sofrer consequências ainda mais graves.

O que fazer para sair dessa situação?

A boa notícia é que tanto a responsabilidade quanto a atitude estão em nossas próprias mãos, e que cada um de nós tem o poder (e o dever) de sair de nossa zona de conforto, seja ela qual for. Para tanto, apresentaremos as principais dicas.

Saiba onde você quer chegar

O que move as pessoas são seus objetivos. Se você não sabe onde quer chegar, dificilmente encontrará um caminho para saber como sair da zona de conforto. Isso porque quem tem um projeto de vida ou um sonho, além de inspiração, conta também com uma excelente forma de manter sua motivação em alta.

Para isso, a dica é criar e gerenciar suas próprias metas e, de preferência, definir uma recompensa, caso consiga atingi-las. É muito mais fácil manter o foco nos objetivos quando há uma gratificação esperando à frente.

Faça algo pela primeira vez

A ideia é fazer algo que realmente nunca tenha sido feito anteriormente, além de optar por aquilo que não esteja diretamente relacionado à sua zona de conforto. Tente mudar alguns hábitos ou investir em uma nova atividade por, pelo menos, 30 dias. Por exemplo:

  • passe a fazer parte de alguma comunidade que lhe interessa;
  • pratique uma nova atividade física;
  • aprenda a tocar algum instrumento musical;
  • estude um novo idioma.

Tente eliminar os medos

O principal fator que costuma nos levar em direção à zona de conforto é o receio de sentir frustração, ou seja, aquele temor de que qualquer mudança pode dar errado. Nesse caso, o ideal é encarar a situação de frente, olhar para as condições cômodas demais e tentar identificar os motivos que nos encaminharam a esse ponto.

Sabe aquele medo que está impossibilitando sua evolução e que você nem sabia que sentia? É nessa reflexão que você o encontrará. Fique apenas com aquele frio na barriga que sentimos ao começar algo novo, afinal, isso faz com que você saiba que está no caminho certo.

Reforce as relações interpessoais

Faça a sua parte e mantenha a chama de suas relações sempre acesa, seja convidando algum amigo para tomar um café de vez em quando, seja simplesmente mandando uma mensagem para saber como ele está.

Também é importante conhecer novas pessoas, com assuntos e interesses diferentes, obviamente, sem deixar de lado seu círculo de amizades. Essa dica é muito interessante para abrir novas possibilidades e expandir seu horizonte. Que tal trocar uma ideia em sua turma de idiomas ou interagir na academia, por exemplo?

Torne-se mais independente

A partir do momento em que você sabe como sair da zona de conforto, você reforça seu autoconhecimento e começa a se relacionar com as pessoas de uma maneira mais saudável. Assim sendo, de uma hora para outra, as relações deixam de ser refúgios e passam tanto a complementar sua vida quanto a agregar em seu dia a dia.

Contudo, mesmo que por meio do autoconhecimento você saiba que tem abertura para transitar com independência em diversas áreas e desenvolver novas habilidades, é preciso entender as próprias limitações, sejam elas emocionais ou intelectuais. A propósito, além de saber reconhecê-las, dar a elas sua devida importância e encontrar maneiras de vencê-las é uma grande sabedoria.

Nesse cenário, você passa a ser mais independente, fortalece-se e se torna cada vez mais confiante sobre o que você realmente quer para sua vida e, principalmente, quem você é. Então, você passa a aproveitar mais o que o mundo tem a oferecer e, consequentemente, vive mais feliz. Aliás, se você está vivenciando tudo isso, já é um ótimo sinal de que sabe muito bem como sair da zona de conforto.

Conte-nos agora mesmo sobre suas experiências e o que achou dessas dicas, deixando seu comentário neste post!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE