CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


É possível utilizar a tríade do tempo em períodos de crise?

Cada um tem suas próprias maneiras de cumprir suas obrigações, mas em tempos de crise o comportamento das pessoas muda bastante. Afinal, tanto a ansiedade quanto as incertezas — que são inerentes aos períodos mais turbulentos — influenciam muito até nas tarefas mais simples de nossa rotina. Assim sendo, será que a tríade do tempo é uma ferramenta eficiente para contornar tudo isso?

A resposta para esta pergunta está neste post, em que apresentaremos o conceito de tríade do tempo, como ela pode ser aliada à gestão e liderança, além dos principais benefícios de utilizá-la em períodos de crise. Continue a leitura a confira!

O que é a tríade do tempo e como funciona?

O conceito de “tríade do tempo” está ligado a uma ferramenta de coaching pessoal, em que as atividades de um indivíduo podem ser separadas em três pilares: urgente, importante e circunstancial. Segundo Christian Barbosa, criador da metodologia, a maioria das pessoas costuma deixar de lado as atividades importantes e se ocupar das urgentes e das circunstanciais. Veja as esferas desse método:

Esfera da importância

Todas as atividades que são significativas nas vidas das pessoas estão na esfera da importância. Assim como qualquer tarefa que traz algum tipo de resultado, seja em curto, médio ou longo prazo. Além disso, tudo aquilo que é importante deve ter um período para ser concretizado, sejam minutos, horas, dias, semanas, meses ou até mesmo anos.

Esfera da urgência

Todas as atividades (importantes ou não) nas quais o tempo para a sua execução já está no limite, é curto ou até mesmo tenha se esgotado encontram-se na esfera da urgência. Também podem ser tarefas imprevistas, ou seja, aquelas que surgem de última hora e que, quase sempre, trazem pressão e estresse. São as famosas situações em que temos que “apagar incêndios”.

Esfera circunstancial

Aquelas tarefas consideradas desnecessárias, realizadas por comodidade ou por serem consideradas apropriadas pela sociedade estão na esfera circunstancial. Muitas vezes são percebidas como gasto de tempo de forma inútil. Por isso, as atividades circunstanciais fazem parte de uma esfera que não traz resultado algum e há um enorme potencial para causar apenas frustrações.

De que maneira esse recurso pode ser utilizado nas atividades de liderança e gestão?

A partir do momento em que líderes e gestores entendem que cada pessoa tem uma tríade do tempo diferente das outras, também têm em mente que o tempo dedicado a cada esfera e o tamanho delas será responsável por definir cada caso.

Muitas vezes os indivíduos apresentam a esfera da urgência maior, enquanto outros consideram a circunstancial e, outros gastam mais tempo com a de importância, fazendo com que ela comande sua vida.

Assim sendo, a ferramenta serve para que líderes e gestores deleguem atividades diárias com mais eficiência, tornando a rotina menos desgastante e estressante. Além disso, o recurso também é útil para obter resultados concretos a partir das ações do dia a dia. Por meio dela, fica mais fácil descobrir o que realmente é importante, o que pode ser delegado e o que deve ser recusado.

Quais os benefícios de utilizar a tríade do tempo em períodos de crise?

Em momentos desafiadores é importante entender e trabalhar a tríade do tempo das pessoas no campo dos negócios. Entre os inúmeros benefícios que a aplicabilidade dessa ferramenta pode trazer para a vida das pessoas e empresas, podemos listar:

  • melhora o planejamento;
  • otimiza o trabalho;
  • aumenta a produtividade;
  • evita atrasos e perdas.

Entender como você organiza as tarefas e prioriza as esferas da tríade do tempo é importante para ultrapassar períodos de crise como o que estamos vivendo atualmente. Alem disso, compreender a ordem de importância das atividades para os funcionários nas empresas auxilia na delegação de tarefas por parte de líderes e gestores. Dessa forma, ocorre um aumento na produtividade e diminuição de frustrações.

Se este post foi útil para você, siga-nos agora mesmo em nosso perfil no Facebook para acessar melhor todos os nossos conteúdos!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE