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Comunicação e conflito: como garantir um ambiente organizacional tranquilo?

Comunicação e conflito: essas são duas faces da mesma moeda. Na maior parte do tempo, as pessoas se desentendem por conta de um mal entendido ou até mesmo pela falta da capacidade de se expressar.

Portanto, é importante prezar pelo pacifismo e pela manutenção de um bom ambiente, uma vez que confusões e desentendimentos podem provocar um verdadeiro efeito cascata negativo na produtividade de todos que estão próximos do problema.

Nesse sentido, é essencial investir e procurar maneiras hábeis de lidar com essa adversidade. Com um pouco de prática e proatividade, há como reverter a maioria dos quadros ou até mesmo impedir que eles progridam para situações piores.

Neste post, falaremos mais a respeito disso e como você pode transformar o ambiente da sua companhia com algumas medidas simples e de zero custo de implementação. Gostou da ideia? Continue sua leitura!

Descubra a causa do conflito com a comunicação

Descobrir a causa do conflito é uma das ações mais importantes. Na maior parte dos casos, os conflitos começam pequenos, repetindo-se e aumentando. Por essa razão, é muito importante conseguir apurar e entender as causas de maneira direta e em curto espaço de tempo. Assim, fica mais fácil entender os dois lados e começar a buscar soluções realmente práticas.

Mesmo que um lado esteja errado — como às vezes acontece — é importante deixar o favoritismo de lado e focar completamente no acontecimento. E isso faz com que falemos sobre a parcialidade, nosso próximo tópico.

Evite a parcialidade

A parcialidade é um problema em qualquer lugar. Na ciência, no jornalismo e em inúmeras outras áreas de atuação ela é completamente mal vista. Isso não significa que você deve poupar críticas ou até mesmo se abster delas, mas é interessante saber como colocá-las de maneira prática e livre de viés.

No caso dos colaboradores, a melhor forma de conseguir essa façanha é criticando as atitudes errôneas — e não as pessoas — que atrapalham a organização, as políticas da empresa e principalmente o ambiente de trabalho.

Nossos esforços devem estar na nossa atuação profissional e principalmente na manutenção da boa convivência. O coleguismo e a cooperação são duas qualidades e atitudes que devem andar juntas em qualquer ambiente sério e preparado para o futuro.

Busque mediar uma resolução em grupo

Por fim, o ideal é conseguir buscar uma resolução em grupo. Até mesmo nos casos mais extremos, uma conversa com todos os envolvidos pode ajudar a solucionar a causa e apaziguar os ânimos em pouco tempo.

Durante essas interações, pode ser necessário fazer com que um integrante solte parte da sua raiva ou das suas frustrações. Esse comportamento catártico pode aprofundar o relacionamento e facilitar na solução dos fatores que causou a discussão.

Escute todas as partes envolvidas e, sempre que possível, faça com que todos façam as pazes. Em alguns casos não será possível, porém, em se tratando de uma empresa, é sempre importante cultivar a cooperatividade e um ambiente neutro, livre de atitudes negativas que atrapalhem os resultados.

As pessoas tendem a se entender depois de um tempo e o ideal é que todos os envolvidos ajudem a encorajar o perdão e demais atitudes que geram gentileza e um espaço agradável de convivência.

Gostou do post? Entre em contato conosco e descubra soluções práticas para lidar com a comunicação e conflito. Estamos à disposição!

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