CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Você sabe por que é tão importante saber escutar? Entenda!

A capacidade de escutar é tão importante quanto a de saber falar bem, pois, além de melhorar a comunicação, é uma qualidade essencial para construir boas relações interpessoais.

Em uma empresa ou em qualquer relacionamento, independentemente da faixa etária das pessoas, saber escutar é uma prática que pode modificar até mesmo as situações mais difíceis.

Essa habilidade, quando trabalhada, torna qualquer pessoa mais sábia, uma vez que permite adquirir a capacidade de entender o outro a partir de uma referência diferente da própria.

Com isso, resolvemos dedicar as próximas linhas para falar sobre a importância de saber escutar. Acompanhe!

Por que é importante saber escutar?

Já dissemos que saber escutar é importante, só não falamos a fundo por quais motivos isso é uma verdade.

Primeiramente, a capacidade de escuta é benéfica para o outro. Isto é, as pessoas gostam de ser escutadas e sentem-se valorizadas por isso.

Quando pensamos em contextos organizacionais ou até mesmo nas escolas, faculdades e no próprio ambiente familiar, essa valorização do outro faz toda a diferença nas relações.

Além de criar um ambiente de convívio mais acolhedor, evitam-se muitos dos problemas que afetam esses grupos de pessoas.

As brigas muitas vezes decorrem de uma dificuldade de escuta, na qual indivíduos se sentem ofendidos por determinadas percepções pessoais e até erros de interpretação.

Um filósofo norte-americano do século XX, chamado William Stringfellow, trouxe em um de seus livros uma importante reflexão sobre a capacidade de escuta. Ele disse:

Escutar é um raro acontecimento entre os seres humanos. Você não pode ouvir a palavra sendo dita por alguém que esteja falando, se estiver preocupado com a sua aparência, em impressionar o outro ou tentando resolver o que vai dizer quando o outro parar de falar, ou mesmo questionando se o que está sendo dito é verdade, relevante ou agradável.

Ele ainda completa dizendo que todas essas questões podem surgir, mas precisam aparecer depois do ato da escuta para que se entenda, de fato, o que estava sendo dito.

Essa reflexão diz muito sobre o que queremos mostrar com este conteúdo: a falta da capacidade de escuta traz, antes de tudo, prejuízo para o próprio entendimento.

Saber escutar não é, portanto, esperar a sua vez de falar, mas sim ouvir, estando disposto até a não ter retorno. Afinal, ninguém tem resposta para tudo, principalmente sobre algo que não faz parte da sua percepção.

Logo, podemos listar uma série de coisas que estão associadas a essa virtude. Quem sabe escutar está, na verdade:

  • demonstrando interesse genuíno no que o outro tem a dizer;

  • evitando precipitações e equívocos de interpretação;

  • aprimorando a atenção;

  • diminuindo problemas de comunicação;

  • aprendendo de fato.  

Nem todo mundo pára para pensar sobre quanta coisa se ganha quando há um esforço em escutar o outro. Mas todas as possibilidades acima se tornam reais quando a escuta é levada a sério.

Dessa forma, é possível fazer boas relações em todos os contextos, mesmo naqueles em que não esperamos muita coisa.

Como desenvolver essa habilidade, na prática?

Assim como é importante entender o porquê da relevância da escuta, é preciso saber colocá-la em prática no momento certo. Isto é, na hora em que estiver ocorrendo a comunicação.

Quando esse instante surgir, é essencial que qualquer pessoa exercite as práticas a seguir!

1 – Segurar a ansiedade quando estiver ouvindo

Às vezes temos tanta coisa para falar que fica difícil segurar a ansiedade. Porém, se você é dessas pessoas que não consegue se controlar e atropela a todos com suas histórias, pode estar sendo alguém com dificuldade de escutar.

Muitas vezes, quando estamos em um ambiente de aprendizado e conseguimos segurar o questionamento até os professores concluírem o raciocínio, sanamos nossa dúvida sem nem mesmo precisar perguntar.

2 – Refletir sobre a necessidade do que quer dizer

Antes de abordar alguém que está se comunicando com você, pense se a sua fala é mesmo relevante, se vai enriquecer a conversa ou se realmente é algo que se deve dizer àquela pessoa em específico.

Existem coisas que podemos falar com pessoas mais íntimas, outras nem tanto. Vale a pena colocar essa reflexão em prática na sua vida.

3 – Não interromper as pessoas

Um hábito típico de quem não sabe escutar é o de interromper as pessoas a todo momento. Seja completando a frase, seja trazendo um assunto aleatório, quem passa por essa experiência não costuma gostar.

Por isso, reflita, faça uma autoanálise, perceba se esse hábito faz parte do seu padrão de comportamento e evite-o ao máximo.

Provavelmente as pessoas de seu convívio sabem se isso está sendo recorrente. Portanto, observe se elas acham isso de você e até pergunte se é algo que tem feito sem perceber.

Quando se trata do ambiente profissional, isso é notado facilmente por quem está ao redor, e esse exercício de saber é essencial para quem quer ter autoconhecimento profissional.

4 – Tentar entender o que está sendo dito

Antes de dar qualquer resposta, veja se realmente entendeu o que o outro está dizendo. As perguntas foram feitas para isso: para sabermos mais sobre nós mesmos e para compreender, de verdade, aquilo que está sendo falado pela outra pessoa.

Quando não temos certeza de algo, devemos perguntar e ter convicção antes de expressar uma opinião, até mesmo quando assumimos que se trata de um achismo ou apenas de uma opinião pessoal.

5 – Fazer anotações

Em ambientes onde isso é possível, tenha sempre em mãos um caderno e um lápis para anotar aquilo que você gostaria de falar ou até mesmo pontos que estão sendo ditos para, posteriormente, voltar neles, se for necessário.

Percebe como é importante saber escutar? Muitas vezes, grande parte da nossa dificuldade de nos relacionarmos com outras pessoas vem dessa falta de escuta.

Aproveite esse conhecimento para buscar a virtude de saber escutar para si, dando espaço para quem está ao seu redor se expressar e, quem sabe, conhecer outro lado seu.

Gostou do conteúdo? Agora você pode acompanhar nosso trabalho nas redes sociais para ter acesso a outros posts como este. Estamos no Facebook, portanto, siga a nossa fanpage!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE