CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Você conhece o efeito pigmaleão? Entenda seus benefícios

O efeito pigmaleão vem ganhando bastante espaço entre os psicólogos e estudantes do comportamento humano. Parte do fascínio e, até mesmo, da divulgação dessa metodologia são seus resultados promissores.
O efeito acontece quando temos uma expectativa positiva sobre alguém e ela é correspondida. Os especialistas apontam que o simples fato desse sentimento existir, motiva um melhor resultado na tarefa do indivíduo, seja ela qual for.
Abaixo, falaremos mais sobre a origem do pigmaleão, os seus benefícios e como ele pode ser incluído na programação neurolinguística para induzir melhores resultados na sua vida pessoal e profissional. Ficou interessado? Continue lendo este post até o final!

A origem do efeito pigmaleão

A história é bem curiosa. Sua origem faz parte da mitologia grega, na qual um escultor apaixonado pela sua arte, chamado Pigmaleão, criou a escultura de uma mulher perfeita, a qual ele teve profunda admiração.
Ele ficou tão apaixonado pelo seu trabalho que decidiu nomear a sua obra com o nome da deusa Galathea, que, de acordo com a mitologia, não ficou nem um pouco satisfeita com a homenagem a uma mera peça de marfim.
Sendo enfeitiçado pela própria estátua, Pigmaleão passou um bom tempo sofrendo e desejando ter a sua obra. Sentindo pena do homem, a deusa decidiu “encarnar” na obra do escultor e se tornou a esposa que o artista sempre sonhou. O escultor teve filhos e uma vida extremamente feliz, vivendo uma espécie de profecia realizada pelas suas próprias expectativas.
Os pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson consideraram esse conto para identificar um fato comprovado quando aplicaram uma pesquisa de QI com alunos de uma escola americana em 1968.
Entregando aos professores nomes aleatórios, sem ligação com o resultado do teste, fizeram com que eles acreditassem no suposto potencial daqueles estudantes. Esses, por sua vez, realmente obtiveram melhores resultados em provas posteriores devido à motivação recebida.
As expectativas acerca do desempenho de uma tarefa tendem a se tornar realidade, especialmente quando falamos de uma pessoa em especial. Assim como em outros casos, como o complexo de Édipo, apontados por Freud, os psicólogos nomearam o efeito ao conto grego que se assemelha bastante com a realidade.

Os seus principais benefícios para o ser humano

O efeito de pigmaleão traz inúmeros benefícios para os seus “praticantes” ou para aqueles que vivem sobre a visão de uma expectativa positiva. O primeiro deles é a performance sobre uma tarefa qualquer. Normalmente, essas pessoas conseguem resultados superiores àquelas que não apresentam nenhum tipo de apoio.
Outro ponto é a autoconfiança. Quem é submetido a um constante reforço positivo, como elogios, tornar-se mais confiante e capaz de realizar inúmeras tarefas com menores riscos de desenvolver ansiedade e autossabotagem.
A produtividade também é um benefício observado em longo prazo. Indivíduos que estão em ambientes acolhedores e cercados de positividade tendem a produzir mais em menos tempo.

A relação do efeito pigmaleão com a programação neurolinguística

A programação neurolinguística é uma poderosa ferramenta utilizada por coaches e por vários profissionais da área da saúde que visam buscar o melhor desenvolvimento pessoal do seu cliente.
O efeito pigmaleão pode ser utilizado em conjunto da PNL de inúmeras formas, uma vez que o próprio coach cria essa expectativa para ajudar o seu cliente a desenvolver resultados cada vez melhores nas mais diversas áreas da sua vida.
Outra maneira de introduzir esse efeito na programação neurolinguística é com a busca e entendimento do próprio indivíduo com relação as suas tarefas. Criar uma “âncora” em que a expectativa é puramente pessoal também pode ajudar a promover uma melhora constante nos resultados das metas que estão sendo trabalhadas.
Esse segundo caminho busca a autorrealização como fator motivacional para a conclusão de objetivos pessoais. Além disso, também é uma ferramenta poderosa para ajudar na criação de hábitos e de inúmeras outras atividades positivas.
O importante é sempre entender que as expectativas são uma verdadeira ferramenta para quem deseja mudar de vida e realmente conseguir o seu melhor desempenho pessoal ou profissional. Como vimos, o efeito pigmaleão permite isso e traz muitas vantagens.
Gostou do conteúdo? Que tal nos seguir nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este? Estamos no Facebook — curta a nossa página!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE