CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Tudo o que você precisa saber sobre retiro de mindfulness!

É claro que você já ouviu falar sobre mindfulness! Essa técnica está dando o que falar justamente pelos resultados positivos vistos pelos praticantes — dentre eles, a atenção melhorada e aquela sensação de plenitude buscada por tantos. Se você é conhecedor dessa prática, precisa saber que há outra forma de aplicá-la em sua vivência: por meio de um retiro de mindfulness.
Pode ser que você não domine muito bem esse assunto, mas já vamos adiantando que não deve se preocupar, já que, neste post, você confere, além de uma boa introdução ao assunto, todos os pontos-chaves sobre os retiros de mindfulness.
Ficou curioso? Então mantenha a atenção na tela e saiba mais!

O que é um retiro de mindfulness?

Feche os olhos e imagine um retiro de mindfulness. Quais foram as imagens visualizadas? Provavelmente você está certo: existem retiros em diversos cenários (rústico, urbano, silencioso, guiado…) e que buscam fatores totalmente diversificados. Por conta disso você deve pesquisar a programação e outras informações para conferir se elas se encaixam com o que você necessita no momento.
Saiba que os retiros de mindfulness acolhem todos os públicos, iniciantes na técnica ou não. O único fator que delimita o grupo-alvo é que o mesmo tenha um objetivo em comum com a essência do retiro: o aprofundamento da técnica e o desejo da intensificação dos benefícios obtidos por ela.

Sobre a programação

Como já comentamos, os retiros variam muito e suas programações também, mas existem pontos bastante semelhantes na organização. Se você está pensando em participar, pode esperar por:

  • momentos em total silêncio de contemplação, tanto nas vivências práticas, quanto em horários de refeição, por exemplo;
  • estudos teóricos sobre meditação;
  • prática do mindfulness em grupo e instruída por professores;
  • prática do mindfulness solitária;
  • momentos individuais com os professores, especialmente para esclarecimento de dúvidas.

Sobre o mindfulness

Estar conectado com o agora e com o que se fez é algo que a prática do mindfulness acredita. Além disso, outro exercício interessante é o “fazer tudo como se fosse a primeira vez”.
Já foi comprovado cientificamente que a prática e os retiros da técnica possibilitam uma grande melhora nos aspectos cognitivos — como a capacidade de memória e atenção —, além dos efeitos neurofisiológicos — como a menor produção do hormônio do estresse, chamado de cortisol.
Tudo isso ocorre utilizando o corpo, a mente e o estado puro de respiração. Há outro exercício de fechar os olhos e prestar atenção apenas no ato de respirar e nas mudanças do corpo a cada movimento de inspiração e expiração, mantendo o foco no momento atual.
Percebeu a chave do sucesso do mindfulness? O ser, por inteiro, colabora com as diversas melhorias do funcionamento do corpo.

Qual é a intenção da experiência?

A intenção do retiro quem responde é você: por que participaria de um retiro? Como gostaria de sair dele? Clarear os próprios objetivos diante dessa experiência faz toda a diferença para encontrar a finalidade pessoal para algo tão coletivo.
Cada programa apresenta um objetivo, por isso vale a pena dar uma olhada na programação, mas não se preocupe: tanto a equipe de professores quanto os seus companheiros de meditação formarão uma rede de suporte para resolver as suas dúvidas durante o retiro.

Todos podem participar?

É recomendado, para que a experiência cumpra seu objetivo de aprofundamento da prática e seja completa para todos os participantes, que o público do retiro tenha uma noção básica do mindfulness e que pratique com alguma antecedência da experiência de imersão.
Além disso,  para quem, no momento, esteja enfrentando transtornos mentais, como depressão e/ou ansiedade, a importância de conhecer o perfil do instrutor do retiro, previamente, se torna muito maior. Isso  porque quanto mais conhecedor do comportamento e da mente humana for o instrutor, mais segura e positiva será a experiência.

Quais são os principais benefícios?

Além da intensificação dos benefícios do mindfulness (melhora na concentração, na atenção, alívio da ansiedade e do stress) e também da imersão de conhecimento da prática, os retiros apresentam, ainda, mais qualidades durante a experimentação do grupo. Já imagina do que estamos falando? Veja a lista:

  • momentos únicos para refletir sobre questões geralmente ignoradas e cuidar de si mesmo;
  • reconexão com a natureza (quando o retiro acontecer em ambiente rústico);
  • oportunidade de desintoxicação do corpo, considerando o cardápio saudável oferecido;
  • revitalização do corpo e aumento da energia, que ocorre pelo método de sair do automático, focando a atenção exclusivamente no que se faz;
  • transformação pessoal obtida pela realização das técnicas e, consequentemente, pelas mudanças da percepção do mundo.

Qual a média de preço para participar?

Os valores dos retiros variam de acordo com a quantidade de dias de imersão de mindfulness — há retiros de finais de semana e até aqueles que duram anos — e de quantas pessoas estarão alojadas no mesmo quarto.
Entretanto, a média de preço varia entre R$ 950,00 e R$ 1.500,00 para 3 dias. Esses valores incluem a experiência completa do retiro e cobrem as despesas de alimentação, hospedagem e aulas guiadas.

Como escolher algum que realmente transmita confiança?

Nós compreendemos como pode ser difícil ter coragem para vivenciar uma experiência tão complexa e profunda, como são os retiros de mindfulness. É exatamente por conta disso que você deve encontrar uma instituição de confiança.
Para isso, é importante pesquisar sobre o local, entrar em contato com os facilitadores e com o setor de comunicação da instituição. Vale também conhecer antecipadamente o local em que acontecerá o retiro. Assim, você se sentirá muito mais confortável para passar alguns dias no ambiente escolhido.
Agora você já sabe o que é um retiro de mindfulness, além de ter conferido as melhorias provocadas por ele. O nosso conselho, depois de mostrar tanta coisa positiva, é que você não deixe de vivenciar essa experiência, pois, como conferimos neste post, ela pode ser transformadora na vida de uma pessoa.
E então, gostou de saber mais sobre o retiro de mindfulness? Para que você continue tendo contato com conteúdos tão ricos quanto este, basta assinar a nossa newsletter e receber tudo em primeira mão!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE