CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Saiba como desenvolver seu empoderamento pessoal feminino

“Empoderamento pessoal feminino”: a expressão, que tem sido cada vez mais abordada nos últimos tempos, reflete a importância de se autovalorizar e se fortalecer como indivíduo, mulher e profissional. Mas será que você conhece o caminho rumo a essa jornada de desenvolvimento?
Como a própria palavra intui, “empoderamento” significa adquirir mais poder ao empreender um processo de capacitação pessoal, alinhando autoconhecimento, valores pessoais e habilidades para estarmos prontos para alcançar nossos objetivos. No caso das mulheres, o termo adquire um significado especial, promovendo uma ampliação do papel e dos direitos femininos na sociedade.
Para ajudar em seu desenvolvimento como mulher plena, ciente das suas capacidades e apta a conquistar todos os seus objetivos pessoais e profissionais, reunimos informações relevantes que podem lhe apoiar na empreitada. Confira!

Impactos positivos: quais são os benefícios do empoderamento pessoal feminino?

Promovendo o ajuste de comportamentos para alcançar as metas almejadas, o empoderamento pessoal está relacionado principalmente com o desenvolvimento da confiança e de competências específicas para atingir nosso máximo potencial.
Nesse cenário, trabalhar a consciência de si (investigando pontos fortes e fracos) é uma tarefa-chave para essa conquista que beneficia ambos os sexos — mas tem um papel decisivo para as mulheres.
Ao retirar a figura feminina dos bastidores e colocá-la sob um viés de liderança e conquista de espaço nos mais diversos ambientes, o empoderamento pessoal permite que as mulheres se posicionem de forma ativa diante de diversos questionamentos, incluindo a igualdade de gêneros e a assertividade no mercado de trabalho (em especial nos cargos de gestão).
Vale destacar, afinal, que o processo de empoderar-se permite uma maior consciência das nossas ações, possibilidades e limitações. Dessa forma, é possível lidar melhor com os desafios e tomar melhores decisões, o que se reflete tanto em ganhos pessoais quanto profissionais.
Não por acaso, indo além da questão do feminino, tantas empresas vêm apostando no chamado “empoderamento coletivo”. De fato, colaboradores cientes do seu papel e de seu poder pessoal são capazes de se entregar com mais qualidade às suas funções e potencializar os resultados dos negócios.

Consequências do empoderamento pessoal: consciência de si para melhorias coletivas

Com as cobranças, julgamentos e expectativas sociais, é comum que as pessoas internalizem suas fraquezas, percam a confiança em sua própria voz e deixem passar oportunidades valiosas de desenvolverem seu potencial. Nesse sentido, não é uma coincidência que essas situações afetem especialmente a população feminina.
Aquela que se empodera é capaz de quebrar tais crenças negativas e reivindicar seu espaço, sua capacidade e o que acredita com assertividade e clareza. Dentre os benefícios do empoderamento pessoal, podemos citar:

  • Mais consciência e controle emocionais, promovendo o conhecimento das nossas próprias emoções e o aprendizado para lidar com elas;
  • Autoconfiança, eliminando comparações negativas com os outros;
  • Engajamento e motivação para desenvolver os projetos desejados, dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Impacto social positivo, incentivando a sociedade como um todo a estabelecer padrões mais igualitários, includentes e saudáveis de comportamento.

Afinal, como desenvolver o empoderamento pessoal feminino?

Pratique o autoconhecimento

Essencial para qualquer prática de desenvolvimento pessoal e autorrealização, o autoconhecimento também tem um papel decisivo para o processo de empoderar-se. Só a partir da consciência dos seus desejos, objetivos, qualidades e defeitos cada mulher poderá assumir as rédeas da sua vida e tomar as decisões mais acertadas para a sua felicidade.
Com a prática, é possível também aceitar seus limites e eliminar o sofrimento da frustração, estabelecendo ações efetivas para buscar uma postura coerente com sua identidade.

Não direcione sua vida para atingir as expectativas alheias

Buscar aceitação e agradar a todos é uma característica comum. Apenas quem se liberta dessa noção, entretanto, é capaz de alcançar um senso de realização plena.
Não apague sua personalidade para se encaixar nas expectativas alheia — o principal é respeitar sua essência, bancar suas escolhas e aceitar que nem sempre nossa conduta vai de encontro ao que nossos familiares, parceiros, colegas e amigos esperam. E está tudo bem!

Elimine a culpa por exigir respeito e o espaço que é seu por direito

Eis outro sentimento que fica mais evidente entre as mulheres: a culpa. Devido a noções sociais controladoras que nos ensinam a aceitar crenças e padrões limitantes, muitas vezes nos sentimos culpadas ao assumir uma postura mais firme e assertiva.
Pare de pedir desculpas por exigir respeito e tomar atitudes decisivas que muitas vezes são consideradas “masculinas”. Demonstrar seriedade, firmeza e segurança nas ações cotidianas não precisa e não deve ser sinônimo de desconforto e culpa para as mulheres. Não tenha medo de ocupar e afirmar um espaço que é seu!

Não julgue as escolhas de outras mulheres

Entre os comportamentos culturais femininos que são repassados geração após geração, o hábito de julgar outras mulheres certamente está entre os mais nocivos. Para atingir seu empoderamento pessoal como mulher e indivíduo, respeitar as escolhas de cada uma (ainda que elas sejam muito diferentes das suas) é fundamental.
Assuma, no seu dia a dia, o exercício de analisar e conter cada impulso de julgar ou reprovar outra mulher. Elimine padrões errôneos e automáticos de pensamento e entenda que o respeito pelas atitudes de outras mulheres é um primeiro passo indispensável para estimular uma cultura de valorização e crescimento de todas nós.

Invista na sua própria capacitação

A partir do autoconhecimento, do respeito por sua própria trajetória e pela definição dos objetivos para atingir uma vida mais plena, é importante que as mulheres se coloquem como uma prioridade em suas vidas, assumindo uma postura ativa para conquistar suas metas e sonhos.
Nesse cenário, vale lembrar que o poder econômico e social está diretamente ligado ao alcance do empoderamento pessoal feminino. Essa questão reflete no investimento em qualificação e na conquista de espaço no mercado de trabalho. Invista no seu próprio potencial!

Busque apoio especializado

A superação de padrões de comportamento e de barreiras psicológicas pode exigir o apoio de um profissional para que você consiga trilhar o caminho rumo ao seu empoderamento pessoal.
Contar com o apoio de coaching e orientações especializadas, nesse sentido, é uma opção acertada para empreender sua jornada de conhecer suas melhores habilidades, afirmar-se como indivíduo competente e desenvolver seu pleno potencial.
O empoderamento pessoal nos permite superar nossos próprios obstáculos e acreditar na nossa capacidade de empreender, criar e crescer. Para as mulheres, a conquista dessa assertividade é extremamente valiosa tanto do ponto de vista da realização pessoal quanto da coletiva, propiciando uma realidade mais favorável para todos.
E então, gostou do conteúdo? Esperamos que as informações sejam úteis para seu processo de desenvolvimento. Entre em contato conosco e entenda como poderemos lhe ajudar nessa jornada tão importante para uma vida mais plena!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE