CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Não sabe como dizer não para as pessoas? Veja o que fazer!

Por medo de serem desagradáveis ou mal interpretadas, muitas pessoas têm dificuldade em dizer não às outras. O grande problema é que esses indivíduos acabam se anulando, uma vez que deixam de atender seus próprios desejos e vontades na tentativa constante de agradarem a terceiros.

Dizer não quando necessário é importante e até libertador. Mas se você é do tipo de pessoa que fala “sim” mesmo querendo expressar o contrário, este post é para você. Leia até o final e descubra como dizer não sem culpa e sem parecer rude!

Tente sugerir outra solução

No trabalho, nos relacionamentos afetivos, com os filhos e até com os vizinhos. Todos os dias, passamos por situações em que precisamos negar ou atender solicitações. O problema surge quando dizemos sim por medo de decepcionar ou magoar o outro. 

Apenas para ilustrar: imagine que sua vizinha pediu uma de suas duas vagas de garagem emprestada. Se você só usa uma, por que negaria, não é mesmo? Acontece que as vagas são presas e você teria que realocar o seu carro sempre que ela precisasse sair — o que implica, inclusive, em ter que acordar mais cedo apenas para tirá-lo.

Alguém que não sabe dizer não, certamente, se prejudicaria apenas para atender ao pedido de uma conhecida e manter a famosa “política da boa vizinhança”, no sentido literal da expressão. Mas se o fato de ter que retirar o carro sempre que necessário incomoda você, o mais coerente é negar o pedido.

Acredite: é possível ser cordial mesmo nesse tipo de situação. Apresente as suas justificativas à vizinha e demonstre interesse em ajudá-la — no caso, sugira outra solução para o problema da vaga.

Aprenda como dizer não de forma implícita

Há situações em que a falta de liberdade nas relações dificulta ainda mais a negação de certos pedidos. É mais fácil dizer não para o marido, para os pais ou para o filho, do que para a vizinha do exemplo anterior ou para o chefe. Aliás, a maior dificuldade das pessoas em dizerem não está justamente no ambiente de trabalho.

Todavia, há várias formas de deixar o não implícito nas suas respostas, sem precisar recorrer à grosseria. Se é um pedido do seu chefe, por exemplo, mas no momento a sobrecarga de trabalho lhe impede de atendê-lo, dá para contornar a situação de modo simples e sem constrangimentos.

Você pode usar frases como: “Agora estou trabalhando no projeto X, mas posso colocar essa demanda como prioridade na minha lista de tarefas a serem cumpridas”. É uma forma de mostrar que, assim que possível, aquele pedido será atendido.

Se preocupe mais com você do que com os outros

Por fim, vale lembrar que você tem que se colocar em primeiro lugar. De nada adianta querer ser uma pessoa agradável e solícita o tempo todo se, no fundo, isso não lhe traz satisfação. A partir do momento em que você for uma pessoa melhor para si, os outros também poderão conhecer a sua melhor versão.

Dizer não quando se quer, de fato, dizer não, é algo que requer prática, até que se torne natural. Com o tempo, você vai perceber que negar determinadas solicitações nem é tão complicado como parecia ser. Além do mais, descobrirá que é melhor viver em paz com você do que se desdobrar para agradar a todos.

Agora que você já sabe como dizer não sem parecer rude, queremos saber a sua opinião. Comente quais são as suas maiores dificuldades ao negar certos pedidos para que possamos lhe ajudar.

 

Mayara Cansanção

Especialista em Desenvolvimento de Pessoas

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE