CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Não perca estas 7 dicas sobre como combater o estresse

Como combater o estresse? Você sabe, afinal, como lidar com essa reação? Saiba que se trata de um mecanismo natural do organismo humano frente a uma tarefa julgada como desafiadora para a mente.
Nesse momento, o corpo é levado a um estado de contrações musculares, com o aumento do foco e da tensão para resolver o problema. Por outro lado, mesmo aparecendo constantemente entre as pessoas, o estresse não deve ser estimulado ou encarado como algo normal.
Estamos falando de um problema grave, que pode trazer prejuízos à saúde mental e, consequentemente, ao funcionamento orgânico do corpo. O alto nível de estresse afeta o sistema imunológico (facilitando a contração de doenças), traz problemas para a pele, gera quedas de cabelo, aumenta a ansiedade e causa dificuldades para dormir.
A boa notícia é que algumas ações simples podem ser inseridas no dia a dia para solucionar tal quadro. A seguir, separamos 7 dicas. Acompanhe!

1. Identifique e racionalize a origem do estresse

Em meio ao fervor do momento, é normal que a pessoa pense instintivamente e deixe a racionalidade de lado. Uma provocação no ambiente de trabalho, por exemplo, é capaz de gerar desde uma reação emocional até um pico de euforia extremo. O fato é que ambas as respostas podem trazer prejuízos profissionais e problemas de saúde.
Nesse contexto, um questionamento simples pode ser o estopim para o estado de equilíbrio: por que você está estressado? Quando identificamos a origem do estresse, fica mais fácil perceber que o desequilíbrio foi provocado, muitas vezes, por situações banais e que podem ser ultrapassadas. Portanto, tenha pensamento positivo!

2. Administre melhor as atividades diárias

Saber que ainda precisamos fazer um milhão de coisas no dia é uma situação que certamente causa tensão. Mas pior do que isso é não contar com um parâmetro de tudo o que precisa ser feito. Nossos cérebros tendem a aumentar a dificuldade das tarefas e tornar os desafios ainda mais complexos, elevando, inevitavelmente, o estresse.
Por outro lado, quando procuramos identificar e organizar todas as atividades no início do dia, começamos a elaborar estratégias alcançáveis para cumprir todos os compromissos dentro do prazo. Isso torna as atividades menos estressantes, já que você sabe que há uma real possibilidade de fazer tudo o que precisa.

3. Separe um tempo para o descanso

Atualmente, a relação dos seres humanos com o tempo tende a causar estresse. Apesar de termos hora para tudo, parece que estamos sempre atrasados. No final do dia, ao deitarmos a cabeça no travesseiro, percebemos que não conseguimos cumprir todos os deveres, pensamos nas obrigações do dia seguinte e assim por diante.
Como não dá para fugir dessa rotina, é preciso ter tempo para si mesmo, isso é, para fazer o que gosta e no momento mais agradável. Procure distribuir as tarefas ao longo da semana, de modo que você tenha tempo para descansar (seja um pouco todos os dias, seja um dia inteiro). Assim, é possível voltar às obrigações mais leve e em paz.

4. Mantenha uma rotina saudável

Não há como combater o estresse sem procurar adotar hábitos saudáveis. O excesso no consumo de alimentos gordurosos e oleosos, por exemplo, afeta a circulação sanguínea, desacelera o metabolismo e aumenta as chances de problemas cardíacos. Inevitavelmente, tudo isso torna a relação com as atividades diárias mais estressantes.
Manter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos, principalmente aeróbicos, aumentam a circulação sanguínea e evitam milhares problemas de saúde. Mas não é preciso mudar a rotina drasticamente: comece com caminhadas na praça ou em outro lugar e altere os hábitos alimentares aos poucos, para se acostumar com o novo estilo de vida.

5. Evite situações desgastantes

Não são poucas as vezes que entramos em discussões e, no final, acabamos apenas mais estressados do que antes. Se pararmos para pensar, perceberemos que muitos desses episódios poderiam ser facilmente deixados de lado.
Entretanto, é evidente que situações de estresse nem sempre são facilmente evitadas no ambiente de trabalho. Afinal, o embate com chefes e colaboradores impacientes, por exemplo, podem fazer parte da atuação profissional.
Nesse caso, é importante verificar se só existe você para desempenhar tal função. Quando tais relações interpessoais não forem obrigatórias, evite o contato e proteja-se de dores de cabeça!

6. Saiba como dormir bem

Uma boa noite de sono é uma das melhores maneiras de combater o estresse. Afinal, todos sabem que esse é o momento no qual o corpo procura descansar ao máximo e repor suas energias. Mas, antes de investir em travesseiros específicos e caros ou em uma cama especial para melhorar o sono, basta otimizar algumas atitudes pouco antes de ir dormir.
Siga um ritual antes de pegar no sono de vez. Para tanto, afaste-se de eletrônicos (como computador e, principalmente, celular) cerca de uma hora antes de dormir. Esses equipamentos emitem a chamada “luz azul“, que estimula o cérebro, tornando-o ativo em um momento no qual deveria descansar.
Procure demonstrar ao seu corpo que chegou a hora de se desligar de tudo. Uma boa forma de fazer isso é ler algum livro enquanto você está deitado na cama ou apenas se concentrar para pegar no sono.

7. Expresse seus sentimentos

As dificuldades do dia a dia geram tensões e sentimentos com os quais é difícil lidar, o que causa mais e mais estresse. O acúmulo dessas emoções é altamente prejudicial para a saúde física e mental — que, obviamente, estão totalmente interligadas.
Quadros de depressão, por exemplo, podem ser desenvolvidos pela dificuldade de lidar com esse estado. A saída é criar um meio de expressar seus sentimentos: uma simples conversa faz muito bem para todos.
Você pode ter familiares próximos à disposição para cumprir esse papel, mas uma ajuda especializada é, muitas vezes, a melhor opção. Afinal, psicólogos e outros profissionais relacionados têm conhecimentos científicos sobre como combater o estresse e ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Neste artigo, vimos algumas ações simples para combater o estresse. Elas podem ser facilmente inseridas no seu dia a dia e mudar, em médio e longo prazo, sua relação com as pessoas e os desafios, seja na vida pessoal, seja na carreira profissional. Portanto, não perca a chance de investir na sua saúde física e emocional.
Agora que você já sabe como combater o estresse, que tal descobrir qual a melhor forma de se tornar uma pessoa resiliente? Boa leitura e até a próxima!
Mayara Cansanção
Psicóloga, Trainer em Mindfulness

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE