CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Mudança de profissão: o que é preciso avaliar para tomar essa decisão? Confira as dicas fundamentais!

Mudar de área é um desejo cada vez mais comum entre profissionais insatisfeitos com a carreira que escolheram, mas requer reflexões importantes.

Se há alguns anos o desejo de nossos pais era entrar para uma empresa e nela se aposentar, mesmo que para isso fosse necessário executar a mesma função durante décadas, hoje os profissionais estão muito mais preocupados em sentir felicidade no trabalho e exercer uma atividade com a qual se identificam. Por isso, muitas pessoas estão cada vez menos satisfeitas e mais exigentes.

Será que existe uma idade certa para mudar de profissão? Quais são os riscos dessa mudança? Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber antes de tomar essa importante decisão. Confira!

Entenda os motivos da sua insatisfação

São vários os fatores que levam um profissional a se sentir insatisfeito. Os motivos vão desde um ambiente organizacional desagradável, com um chefe ruim e opressor, até as condições salariais. O primeiro ponto é identificar o que realmente desagrada.

Muitas vezes o motivo do estresse está no acúmulo de trabalho, por exemplo, que pode ser perfeitamente resolvido caso você consiga se organizar melhor, dedicando mais tempo a tarefas que proporcionam prazer e felicidade. Não raras as vezes ouvimos relatos de funcionários sobrecarregados, que por levarem trabalho para casa não conseguem se dedicar à vida social.  

Por isso, é realmente importante que você entenda o que mais gera insatisfação na sua profissão, a fim de eliminar possíveis gargalos.

Descubra se o problema está na sua área ou no seu emprego

Imagine que você seja promovido e tenha que responder a outro chefe, trabalhar ao lado de novos colegas e receber um salário melhor que o atual. Ainda assim você se sentiria insatisfeito?

Se a resposta foi sim, realmente o problema está na sua área de atuação. Independentemente da sua idade ou do tempo que se dedicou a esta atividade, é hora de avaliar outro ramo em que possa se dar bem e ser feliz.

Para isso, obtenha o máximo de informações sobre as novas áreas de atuação que considera investir. Nesse momento é muito importante que você entenda o mercado, informando-se sobre suas vantagens e desvantagens. Também converse diretamente com quem atua na profissão para coletar depoimentos e se aprofundar no assunto. 

Conte com o auxílio de um coach para mudar de profissão

Ninguém melhor que esse profissional para ajudá-lo na mudança. O coach de carreira ajuda pessoas a identificarem, com mais clareza e precisão, o que realmente almejam para a vida profissional. Nesse momento de transição, eles são importantes para encorajar profissionais a se lançarem em novas oportunidades, esclarecendo os pontos negativos e positivos dessa experiência.

Além disso, muitos coaches mantêm uma extensa rede de relacionamentos em diferentes áreas (networking), o que é muito importante para a recolocação do profissional. A preparação para entrevistas e apresentações pessoais é outro auxílio importante oferecido pelo coach de carreira.

Saiba sobre as possíveis mudanças no seu padrão de vida

Toda mudança gera ansiedade e expectativa, o que é absolutamente normal. Para que o processo cause os menores impactos possíveis, é preciso que você se prepare. Antes de tudo, esteja ciente sobre o que poderá ser alterado com a transição de carreira, em especial o seu orçamento.

Previna-se e faça o seu “pé de meia” para manter as contas em dia até que a outra profissão escolhida engrene. No início, provavelmente será preciso cortar gastos extras e economizar. Passeios, viagens e restaurante deverão ficar para segundo plano. Mas não há motivos para pânico. Pense que se trata de uma fase de adaptação, que chegará ao fim assim que você retomar a estabilidade na carreira.

Bom, esperamos que nosso post tenha sido útil e desejamos sorte nesse desafio de mudar de profissão, caso seja mesmo essa a sua escolha. Tenha em mente que a inquietação é mais comum do que você pensa, mas a boa notícia é que ela tem solução!

Agora, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas que também possam estar com dúvidas sobre esse tipo de mudança!

 

Mayara Cansanção – Psicóloga e Coach

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE