CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Hipnose ericksoniana: como esse método ajuda a superar traumas?

O cérebro humano é uma máquina poderosíssima. Não é à toa que diversas áreas da ciência buscam formas próprias de acessá-lo e intervir no seu funcionamento. Uma ferramenta poderosa e que se utiliza da linguagem para acessar os diferentes níveis de consciência da mente é a hipnose ericksoniana.

A seguir, vamos introduzir você à hipnose ericksoniana, explicando o básico sobre o assunto: do que se trata o método, como ele auxilia no tratamento de traumas e outros benefícios oferecidos pelo método. Confira!

O que é hipnose ericksoniana?

Os métodos hipnóticos vêm sendo utilizados pela humanidade há muitos séculos e por uma diversidade de culturas. Os primeiros registros dessa prática datam da Antiguidade, quando os sacerdotes egípcios utilizavam estados de transe hipnótico para aliviar dores dos pacientes.

Conhecendo o poder da hipnose, Milton H. Erickson, psicólogo e psiquiatra norte-americano, decidiu incorporá-la na sua prática clínica. Dessa forma, desenvolveu seu método de hipnoterapia e influenciou abordagens como a Programação Neurolinguística (PNL) e os campos de estudo da saúde da mente em geral.

Erickson compreendia que o inconsciente está sempre atento e que, portanto, não é necessário induzir o paciente a um estado de transe para acessá-lo. Sendo assim, o seu método de hipnoterapia é classificado como um tipo de hipnose consciente, já que ao fim da consulta o paciente se lembra de tudo.

Como a hipnose ericksoniana funciona?

A hipnose é uma capacidade própria de cada indivíduo. Por isso, o transe só pode ser atingido se o hipnotizado estiver de acordo. O hipnotizador, por sua vez, tem o papel de facilitar esse processo, mas não é capaz de controlá-lo contra a vontade do outro.

O caso da hipnose ericksoniana é parecido. O método se baseia no princípio de que a mente de cada paciente funciona de uma forma única; que os seus medos, valores e memórias afetam esse funcionamento; e que, portanto, o caminho para resolver os seus problemas deve ser trilhado por ele mesmo. O terapeuta tem como função acompanhá-lo nessa jornada e mediar o seu encontro com o próprio inconsciente.

O papel do hipnoterapeuta, portanto, não é o de modificar o funcionamento da mente do paciente para curá-lo das suas doenças ou aflições, mas de mediar um acesso consciente do paciente às respostas ou pistas que ele carrega consigo.

As técnicas da hipnose ericksoniana

Erickson percebeu que ainda que recebesse queixas sobre os mesmos problemas em seu consultório, os motivos que acompanhavam as doenças variavam de paciente para paciente, o que evidencia o funcionamento único de cada mente.

Sendo assim, a hipnose ericksoniana funciona a partir da busca da linguagem própria de cada paciente para promover o seu acesso com o inconsciente.

A sintonia com o inconsciente se faz possível ao se atingir um estado de foco em si mesmo. Nesse processo, o paciente é capaz de buscar com mais facilidade o autoconhecimento de que precisa para resolver os problemas dos quais se queixa.

Durante o tratamento hipnótico de Erickson, é fundamental induzir o paciente a criar alguma mudança em si enquanto está em contato com o inconsciente. O propósito é que essa mudança se repercuta em diferentes áreas da vida do paciente e inicie uma transformação dos hábitos que o impediam de vencer os seus obstáculos e de se tornar uma pessoa mais resiliente.

Como o método auxilia a superação de traumas?

O trauma nada mais é do que uma lesão deixada por algum impacto forte. Não é à toa que a traumatologia é a área da saúde que estuda as feridas e busca formas de curá-las.

Quando de trata da mente, falamos do trauma psicológico, que é uma espécie de lesão emocional causada por algum evento que marcou o paciente de forma negativa. Sendo assim, quando nos encontramos em situações análogas a algum evento traumático pelo qual tenhamos passado, ficamos estressados, ansiosos, medrosos e agressivos. Enfim, devolvemos reações emocionais também negativas e que não conseguimos controlar.

Do mesmo modo que quando pressionamos o mesmo local do corpo que lesionamos anteriormente, sentimos novamente a dor do impacto.

O hipnoterapeuta, para ajudar o paciente a superar os seus traumas, aplica uma série de técnicas na sua consulta: ele conta histórias, utiliza metáforas e palavras de permissão. Desse modo, ele ajuda o paciente a olhar com mais atenção para partes específicas do problema e o orienta a abrir sua mente para acessá-la com mais facilidade.

Assim, o paciente continua com o controle da sua própria terapia e é capaz de acessar as causas do seu trauma. Esse é o primeiro passo para revisitar as memórias traumáticas e desenvolver uma nova compreensão sobre elas. Desassociando as emoções negativas que afloram quando o paciente se depara com o trauma.

Quais são os outros benefícios da hipnose ericksoniana?

Além da eficiência no tratamento de traumas, esse método oferece outros benefícios a quem se utiliza das suas técnicas. Veja, a seguir.

Processo de ressignificação

A oportunidade de acessar o inconsciente por meio do método de Erickson ajuda a ressignificar as memórias e a tirar delas outros aprendizados além daqueles que a simples experiência proporcionou.

Mudança de comportamentos indesejados

Os nossos hábitos indesejados, ainda que em um primeiro momento pareçam incoerentes com os nossos valores, estão enraizados em partes da nossa mente que muitas vezes desconhecemos por não conseguirmos investigá-la com atenção.

A hipnose ericksoniana aumenta o foco e permite que essas raízes sejam detectadas para serem tratadas.

Aceitação

O primeiro passo para se aceitar é se conhecer melhor. Como vimos, a hipnose ericksoniana é uma ferramenta poderosa nesse processo. Ao focar no funcionamento da própria mente, o paciente é capaz de detectar as causas que o levam a ser quem ele é e a entender melhor a pessoa que se tornou.

Esse exercício é importantíssimo para o desenvolvimento da autoestima e na busca de maior segurança em si mesmo.

Portanto, a hipnose ericksoniana é um método poderoso de hipnoterapia capaz de trazer diversos benefícios para o paciente, entre os quais está a superação de traumas. É claro que ela se torna mais potente se conduzida de forma ética e por um profissional capacitado.

Ficou interessado na hipnose ericksoniana? Então, entre em contato conosco e descubra como nós podemos ajudá-lo a aprender mais sobre o assunto e até mesmo a aplicar esse método como ferramenta terapêutica!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE