CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Entenda o que é a profissão coach e o que esse profissional faz

Muito se fala na profissão coach, mas a verdade é que ainda há dúvidas sobre o que de fato esse profissional faz. Além disso, surgem também ideias distorcidas sobre a profissão. Mesmo que você conheça alguém que tenha feito uma formação em coaching, corre-se o risco de não saber do que se trata. Isso porque nem todos que se formam na categoria conseguem se inserir no mercado como tal.
Trata-se, portanto, de falta de conhecimento sobre o que essa carreira pode fazer ou trazer para o profissional.
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 40.000 pessoas trabalhando como coaches. Apesar de parecer um número grande, é pouco quando comparado às vagas ofertadas em cursos na área.
Observando outras profissões, podemos ter uma melhor noção sobre quantidade. Só no Brasil, por exemplo, há cerca de 1 milhão de advogados. Mesmo sendo uma profissão tradicional, percebe-se que os cerca de 40.000 coaches para o mundo é uma proporção bem pequena.
Você pode estar se perguntando agora: mas isso é bom ou ruim? Na verdade, depende do ponto de vista. Esse número pequeno representa vários fatores, Aqui, destacaremos dois:

  • a dificuldade de entendimento sobre a atuação desse profissional, o que precisa ser esclarecido;
  • a possibilidade para essa carreira evoluir e cada vez mais pessoas se beneficiarem desse tipo de processo.

É justamente para esclarecer tudo sobre ser coach que preparamos este post. Portanto, se o seu interesse em coaching é grande, leia atentamente!

O que faz um profissional de coach?

O coach trabalha para a sua meta ser alcançada. Dependendo do nicho de atuação desse profissional, ele se ocupará de uma determinada etapa da sua vida.
Um coach de emagrecimento, por exemplo, ajudará a atingir esse objetivo que é o peso ideal. Já o de negócios auxiliará o gestor de uma empresa a alcançar melhores resultados e fazer as mudanças necessárias.
Sendo assim, o dia a dia desse tipo de profissional dependerá do que ele está se propondo a fazer e como auxiliará no passo a passo de seu coachee.
No entanto, existem estágios que profissionais coaches de todas as áreas devem seguir. São eles:

  • captação de clientes;
  • criação de conteúdo;
  • estudo de metodologias;
  • encontros periódicos com seus clientes.

Independentemente da área que o coach escolha para atuar, essas tarefas são essenciais para a realização do trabalho.
Pelo fato dos coaches orientarem para o atingimento de metas, principal característica dessa carreira, eles acabam sendo muito procurados por pessoas que possuem papéis de liderança em suas profissões. Com isso, é comum que existam mais trabalhos nessa área. Entenda o porquê.

Qual a importância desse profissional para líderes?

Um bom líder precisa ter inúmeras características, mas algumas delas são tão essenciais que se sobrepõem às demais. Uma delas é o autoconhecimento profissional.
Para ser uma boa liderança, você precisa estar consciente do seu papel, tanto na sua própria carreira quanto na de seus liderados.
Mais do que isso, esse tipo de autoconhecimento diz respeito a quanto você conhece sobre quem é como profissional.
Como líder, é importante ficar atento a como seus liderados o veem, de que forma você facilita que eles atinjam seus objetivos e metas, que tipo de relação estabelece com sua equipe, dentre outros aspectos.
Voltando então ao real objetivo desse tópico, por que você imagina que um coach seja importante para líderes? Primeiramente, para ampliar a sua consciência sobre a sua carreira e os próximos passos. Em segundo lugar, para ajudá-lo a alcançar esses passos.

Motivos para fazer coaching

1. Encontrar um foco

Foco não é só uma palavra bonita, mas algo essencial para a vida. Entretanto, poucos conseguem de fato colocá-la em prática. Acontece que uma mente bagunçada, com muitas ideias ocorrendo ao mesmo tempo, não consegue ter foco.
Para isso, é preciso a ajuda de um profissional para criar metas claras e atingi-las com ações pontuais. Muitas vezes, estamos presos em planos que tendem a dar errado e o processo de coaching auxiliaria nessa descoberta, priorizando o que realmente pode dar resultados.

2. Transformar ideias em ação

Tirar ideias do papel e transformá-las em ações concretas na nossa vida é um desafio e tanto. Há pessoas que passam anos com uma ideia e sequer tem a coragem de iniciar o seu projeto. Às vezes, não é coragem que falta, mas sim saber como colocá-la em prática.

3. Desenvolver a inteligência emocional

A capacidade técnica que os diversos cursos que fazemos ao longo da nossa formação nos passa, não dá o que é essencial para gerenciarmos uma carreira: a inteligência emocional.
Muitas empresas já se deram conta de que a inteligência emocional é um componente indispensável para um funcionário, principalmente àqueles que desempenham funções de liderança.
Uma pessoa com inteligência emocional consegue eliminar as barreiras psicológicas que bloqueiam o seu desenvolvimento. Assim, tornam-se uma versão melhor a cada vez que conseguem vencer essas limitações.

4. Aumentar sua produtividade

A produtividade é um fator que resulta de uma série de outros. Portanto, ser produtivo significa ter conseguido superar vários desafios, dentre eles a procrastinação, a falta de motivação etc.
Por isso, trabalhar a sua capacidade de estabelecer metas, agir para resultados concretos e fortalecer seus potenciais individuais traz ganhos de produtividade nas tarefas diárias. Tudo se torna mais simples quando você já sabe o que tem que fazer e como fazer.

Como cursos especializados podem auxiliar na formação de um coach?

A profissão coach ainda não é regulamentada no Brasil, mas isso não significa que não se possa atuar como tal por aqui. Portanto, a formação de coaches passa por instituições nacionais certificadas por órgãos estrangeiros.
Para atuar na área escolhida, o profissional deve ter uma formação específica, a qual possui uma carga horária que deve ser cumprida, incluindo teoria e prática.
O foco deve ser em formação e certificação. Após isso, muito estudo e dedicação às metas de seus clientes.
Gostou do post? Agora você já sabe o que um coach faz. Ficou interessado ou ainda tem dúvidas? Então, para conhecer nossa programação em Coaching, entre em contato conosco!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE