CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Descubra como controlar a ansiedade e tenha mais qualidade de vida!

No mês de janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde revelou que quase 10% dos brasileiros apresentam sintomas de ansiedade.

Em números, isso corresponde a milhões de pessoas sofrendo com essa patologia, sendo que ainda há muitos que sequer reconhecem os sintomas da ansiedade, podendo ser muito mais do que a OMS revela.

Se você é um desses brasileiros que está tendo a sua vida prejudicada pelo alto índice de ansiedade, com sintomas incômodos e até mesmo limitantes, aproveite este momento para se informar sobre o que pode ser feito para melhorar a sua vida.

Todo mundo quer viver melhor, mas é preciso criar espaço para o cuidado de si e desfrutar dessa qualidade de vida.

A boa notícia é que cuidar de si já é um fim em si mesmo, e você colhe os benefícios enquanto coloca em prática. Dê um tempo para você e aprenda essas dicas valiosas de como controlar a ansiedade!

Quais são os sintomas da ansiedade?

É comum falarmos sobre a ansiedade, mas de uma maneira bem diferente do que de fato ela nos afeta.

A ansiedade que falamos é aquela relacionada a uma prova, uma viagem ou qualquer outra mudança que seja importante para nós.

No entanto, é possível sentir ansiedade mesmo não tendo nada de novo em vista.

Ou melhor, há quem sinta que eventos comuns do dia a dia sejam uma ameaça à sua estabilidade emocional e, até mesmo, à sua vida. Isso é um dos sintomas da ansiedade patológica. Mostraremos outros a seguir.

Mas antes é importante dizer que um nível baixo de ansiedade é importante no sentido de nos preparar para lidar com situações diferentes, que nos tirem da zona de conforto.

Porém, a partir do que mostraremos agora, as coisas já começam a ficar piores e comprometer a saúde da pessoa.

Alguns dos principais sintomas de ansiedade são:

  • insônias frequentes sem causas externas (como cafeína ou ritmo desregulado);
  • preocupações excessivas;
  • ataques de pânico com ou sem situações desencadeadoras;
  • aperto no peito;
  • dificuldade de respirar;
  • taquicardia;
  • quadros de tontura e sudorese intensos;
  • medo injustificável;
  • tensão muscular;
  • alto nível de estresse;
  • autocrítica em excesso;
  • insegurança;
  • problemas gastrointestinais; etc.

Como se pode ver, os sintomas da ansiedade afetam tanto o bem-estar físico quanto o psicológico e social.

A variedade de maneiras que ela pode afetar a vida é o que faz as pessoas terem dificuldade de entender que se trata de um problema comum e que muitas pessoas têm.

Geralmente, os ansiosos pensam que só eles passam por esses problemas, que é algo grave e que não tem como aprender a lidar. Porém, isso não é verdade.

Há maneiras de superar a ansiedade de modo que ela seja apenas uma dificuldade com a qual você consegue lidar mais facilmente. Basta buscar as mudanças que você precisa para ter uma rotina que não dê espaço para esses sintomas crescerem.

Veja como ela se torna prejudicial quando não trabalhada e, depois, saiba como superá-la!

Que tipo de prejuízo ela traz para a vida das pessoas?

Existem diversos prejuízos que a ansiedade pode trazer para a vida de alguém.

Desde uma saúde debilitada, com baixa imunidade e enfermidades recorrentes, até uma insegurança social que prejudica todas as áreas da sua vida.

Há pessoas que trancam a faculdade no último ano por causa da ansiedade, há quem saia de um emprego que gostava por não conseguir mais chegar até o local e há muitas outras situações que podem ser geradas pelo agravamento desses sintomas levantados no tópico anterior.

Sendo assim, quando você reconhece que está com o problema e começa a olhar em volta, dividindo com outras pessoas essa dificuldade sem colocar muito peso sobre si, você percebe que tudo fica mais fácil, e caminhos se abrem para começar a mudar esse quadro.

Como controlar a ansiedade e ter mais qualidade de vida?

Depois de reconhecer que é preciso dar importância ao emocional, trabalhando emoções e entendendo os sintomas da ansiedade, é preciso agir em direção a um objetivo: o seu bem-estar completo.

Com isso, não há apenas uma maneira de lidar com a ansiedade, mas muitas e que realmente conseguem devolver uma vida equilibrada a quem está sofrendo.

Reconheça as atitudes que agravam os sintomas

Todo sintoma de ansiedade é ruim, mas podemos, num primeiro momento, conhecer como eles surgem. Se você está com dificuldade de dormir, por exemplo, que tal não ingerir cafeína e outros alimentos estimulantes.

Da mesma forma, evite situações psicológicas de conflito ou padrões de pensamento que tragam más sensações.

Logicamente, todo mundo sabe que nem sempre dá para controlar os pensamentos. Porém, não é preciso deixá-los criar raízes em você.

Em vez de dar ênfase a eles, que tal apenas observá-los e deixá-los passarem, ocupando-se de tarefas que os distanciem?

Pratique atividades físicas com regularidade

Praticar uma atividade física prazerosa e que ainda por cima dê condicionamento físico é metade do caminho para quem quer vencer a ansiedade.

O esporte tem essa capacidade de reter a sua atenção para o que você está fazendo no momento, treinando sua mente e seu corpo para ficarem mais fortes e disciplinados.

Não deixe de fazer coisas por medo de se sentir mal

É comum que pessoas ansiosas desmarquem muitos compromissos por conta de pensamentos e intuições que indicam algum mal-estar. Mas quanto mais a pessoa ansiosa deixa de fazer atividades que gostava antes, mais força ela dá para o lado que está adoecido.

Aprenda a fazer meditação

A meditação é muito falada, e há pessoas que acham que não têm condição de praticá-la. No entanto, de tudo que falamos aqui, ela é a maneira mais acessível e, ao mesmo tempo, eficaz de lidar com a ansiedade.

Hoje, com a internet, você consegue fazer meditação guiada, com diversos métodos e maneiras distintos — até mesmo a meditação em movimento pode te levar ao que chamamos de mindfulness.

Como se pode ver, não se trata de um problema qualquer. Essa patologia traz, sim, muitos desafios para quem precisa lidar com ela.

Mas as soluções também estão mais perto do que se imagina, e todos podem saber como controlar a ansiedade. Além da psicoterapia e de tratamentos alternativos, há formas simples de lidar com ela.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como lidar com certas dificuldades, leia um novo conteúdo que preparamos com 7 passos para lidar com a insegurança!

 

 

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE