CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Conheça a importância do autoconhecimento profissional!

Passamos a vida inteira nos preparando para ter uma carreira. Estudamos nas melhores escolas possíveis, fazemos cursos de línguas e na área de Tecnologia e buscamos boas experiências profissionais, dentre outras coisas. Mas, muitas vezes, esquecemos de um aspecto tão importante quanto a formação. Estamos falando do autoconhecimento profissional.

O autoconhecimento é um tipo de sabedoria essencial para evoluirmos em uma carreira, pois, ao longo de uma trajetória de vida, aspectos pessoais e profissionais andam juntos. Por isso tantas pessoas procuram um coaching e processos como a PNL.

Para mostrar o quanto esse conhecimento influencia no sucesso profissional, falaremos sobre o tema neste post.

Vamos destacar a importância de aspectos como a inteligência emocional, a autoconfiança e outras características para, de fato, alcançarmos o sucesso. Afinal, não adianta chegar ao cargo desejado e não ter a capacidade de se satisfazer, trabalhar motivado e atingir bons resultados.

A saúde mental é tanto um requisito quanto um trunfo para ser um ótimo profissional. Entenda melhor o porquê!

Qual a diferença entre autoconhecimento profissional e pessoal?

Nós não vamos listar aqui as diferenças entre um conceito e outro, pois o intuito é que você possa aplicar esse conhecimento na sua vida. Faremos alguns questionamentos e reflexões para demonstrar como esses dois tipos de autoconhecimento estão intimamente ligados. 

Primeiro de tudo, você sabe quem você é de verdade? Lógico que estamos sempre mudando e que a cada dia aprendemos um pouco mais, mas nossa percepção sobre nós mesmos pode estar muito ou pouco distante da realidade. 

Já parou para pensar que a sua percepção pode estar em disparidade com quem você é? Não se preocupe, vamos explicar por que isso acontece. 

Ao longo da vida exercemos uma série de papéis, principalmente no contato com o outro. Somos filhos, irmãos, irmãs, primas, amigas, amigos, maridos, esposas, pais, mães etc. etc. etc. 

Esses papéis são essenciais para nos constituirmos enquanto seres sociais, mas ocorre também de nos confundirmos com eles e esquecermos do que é apenas nosso. Ou seja, o que nos faz únicos em meio a tantas pessoas com papéis semelhantes. 

Do ponto de vista pessoal, não basta saber, por exemplo, que você é pai, irmão, advogado, joga tênis, dentre outras coisas mais. O autoconhecimento vai um pouco mais além, nos dando uma percepção do tipo de pai que você é, de como é a sua relação com a sua família, que tipo de jogador é, se é muito competitivo, se aprende com os erros etc.

Da mesma forma, no contexto profissional, esse autoconhecimento diz respeito ao reconhecimento das suas características, nesse caso do exemplo, como advogado.

Nesse nível de conhecimento, você compreende:

  • as suas fraquezas e pontos fortes; 
  • as habilidades em que precisa investir; 
  • o potencial que possui para determinada área ou função;
  • as dificuldades e facilidades no âmbito interpessoal;
  • as habilidades sociais, de oratória e comunicação;
  • os valores que importam para você;
  • sua conduta ética, etc.

Todos esses elementos só podem ser percebidos de maneira realista se houver isso que chamamos de autoconhecimento profissional.

Mas por que isso é importante?

Todos nós temos objetivos referentes ao lugar que queremos chegar, seja por um salário X, um cargo Y, uma empresa ou um objetivo de trabalhar poucas horas por semana e poder aproveitar mais o tempo. 

Tudo isso varia de pessoa para pessoa e constitui uma visão de futuro a respeito da sua trajetória profissional. Mas, para alcançarmos esses objetivos, precisamos trabalhar por eles. E é justamente aí que o autoconhecimento profissional “pega”.

Se não sabemos que tipo de caminho estamos construindo, as sementes que estamos plantando, como saber se estamos perto daquilo que almejamos?

A resposta é: a maioria das pessoas não sabe. O que acontece, então, é que as elas acabam não vendo tanto sentido no trabalho, uma vez que estão desconectadas de seus propósitos de vida. Propósito no plural, pois somos múltiplos e plurais também. 

Sendo assim, percebemos que o conceito de sucesso para cada um é diferente e, por isso, as trajetórias também devem ser diferentes. Mas o diferente, singular, único e intransferível acaba não tendo muito espaço em nossas vidas, pois desde cedo aprendemos que precisamos ser competitivos, melhores que os outros. 

Acontece que os outros querem coisas que talvez para nós não façam sentido. Assim, fica fácil se perder sem uma base forte de conhecimento sobre si e sobre todos aqueles elementos que listamos anteriormente. 

Você já sabe o que o torna único(a)?

Essa é uma pergunta essencial para construir uma carreira que vai trazer satisfação futuramente. Para sentir que você está no lugar em que gostaria ou, pelo menos, bem próximo do que faz sentido para si, é preciso conhecer o seu diferencial. 

Além de nortear os próximos passos, esse autoconhecimento traz muitas outras consequências do ponto de vista pessoal que também influenciam no  trabalho. São elas:

  • autoconfiança;
  • liderança;
  • eficiência;
  • autocontrole.

Todas elas são características que se alcançam quando se está confortável com quem você é e com a percepção que você sabe que passa para o mundo externo. 

E o que os outros percebem em você?

No geral, tendemos a nos preocupar com o que os outros acham de nós. Mas, muitas vezes, eles não enxergam necessariamente aquilo que tememos que eles enxerguem. Esse sentimento em relação ao mundo externo reflete o nosso grau de insegurança. Quanto mais inseguros estivermos, mais teremos medo da avaliação do outro. 

Portanto, para, de fato, sabermos o que pensam sobre nós, precisamos entender quem somos e o significado de nossas ações. 

Um exercício importante para saber o que você passa para o mundo exterior é refletir sobre o que você faz, em vez do que você pensa que faz. Além disso, nada como uma boa e velha conversa com sua equipe. 

Por que procurar a ajuda de um profissional?

Sabemos que para algumas pessoas não é tão fácil assim identificar suas qualidades e limitações. Às vezes até enxergamos, mas não conseguimos trabalhá-las a nosso favor.

Nessas horas um profissional faz toda a diferença. Você pode procurar um terapeuta ou coach para te ajudar a ter mais autoconhecimento.

Ambos possuem competência para identificar com objetividade alguns pontos cegos que sozinhos não conseguimos enxergar algumas vezes. Além disso, nos mostram caminhos possíveis para melhorá-las. 

Os benefícios desse tipo de investimento se estendem para a vida pessoal, afinal, não temos apenas uma vida voltada ao trabalho.

O autoconhecimento profissional é importante de várias formas, não só para o desempenho, mas para as relações pessoais também. Relacionar-se bem é essencial para ter uma carreira sólida e chegar ao destino que se almeja. 

Se esse texto despertou o seu interesse, que tal compartilhar nas suas redes e ensinar outras pessoas sobre esse conceito? Multiplique o conhecimento e incentive seus amigos a buscarem o autoconhecimento em todas as suas formas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE