CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como ser mais produtivo? Confira nossas 6 dicas essenciais

Com a conectividade cada vez mais presente em nosso dia a dia e as várias tarefas que devem ser executadas ao mesmo tempo, ter foco no trabalho e saber como ser mais produtivo ficou ainda mais difícil. Muitas vezes, tudo isso faz com que o seu rendimento caia e que a ansiedade tome conta, o que não é bom nem para a empresa e menos ainda para você.
A notícia boa é que não é preciso se desesperar se você constatar que não tem objetividade ao realizar as suas atividades. Isso porque é muito simples aprender como ser mais produtivo e obter resultados incríveis com essas nossas 6 dicas valiosas. Confira!

1. Planeje melhor o seu dia na noite anterior

O mais importante é saber organizar o seu dia, pois acredite, dessa forma, tudo fluirá com mais tranquilidade e contribuirá para o seu desenvolvimento pessoal. A maioria das pessoas tem grande controle sobre os seus horários. Assim, basta você saber o que deve fazer em cada momento.
Para tanto, antes de dormir, gaste nada mais do que cinco minutos com o objetivo de planejar o dia seguinte. Liste todas as coisas que você precisa e deseja fazer, procurando colocar as tarefas em ordem de prioridade.
Se você fizer isso, poderá dormir com mais tranquilidade, sem se preocupar de esquecer o que terá que fazer no dia seguinte. Além disso, ao acordar, terá maior foco e, fatalmente, desperdiçará menos tempo durante o período de trabalho.

2. Liste as tarefas mais difíceis em primeiro lugar

Com o intuito de assegurar que você dará relevância para aquilo o que realmente conta, inicie as suas ações profissionais fazendo um levantamento acertado de tudo o que deve ser feito no transcorrer das horas e ao longo do dia.
Até porque o conforto e as distrações são, inconscientemente, os pontos de maior atração das pessoas. Todos nós temos uma forte inclinação a querer fazer primeiro aquilo que mais gostamos e nos dá prazer, e deixarmos para depois as coisas chatas ou as que temos mais dificuldade. Diante disso, a ideia é planejar e organizar o seu dia.
Uma boa dica é verificar os seus e-mails assim que chegar no trabalho, a fim de checar se há alguma urgência que precisa ser logo sanada. Após isso, consulte novamente a sua lista e marque de três a cinco atividades que não podem passar daquele dia, em hipótese alguma. Dessa maneira, você será capaz de dar a devida relevância ao que realmente é prioridade.
Da mesma forma como você faz com as prioridades do seu dia, exerça também esse esquema com a sua semana. Isso contribui para evitar, por exemplo, que você marque reuniões importantes para sexta-feira, quando, naturalmente, o cansaço está falando mais alto.
Tente aproveitar os três primeiros dias para executar as atividades mais pesadas e reserve a quinta e a sexta-feira para concluir aquelas tarefas que não exigem tanto intelectualmente de você. Isso ajudará a conquistar bons resultados.

3. Identifique os períodos de maior produtividade

É natural ter um período do dia em que a nossa produtividade é melhor. Algumas pessoas produzem melhor durante a noite e madrugada, outros mais pela manhã, e tem aquelas que trabalham com mais eficiência à tarde.
A dica aqui é identificar como você rende durante cada um desses períodos do dia, e programar as tarefas mais difíceis para serem executadas nos intervalos de melhor rendimento. Assim, durante o restante do tempo, você pode deixar para fazer as atividades mais leves. Isso é um exercício sobre como dominar a sua vida por meio do equilíbrio da mente.

4. Limite os seus pensamentos

Não vale a pena se preocupar com cenários hipotéticos e que ainda nem ocorreram. Desnecessariamente, inúmeros sentimentos e pensamentos negativos são gerados por esses tipos de preocupações, já que muitas dessas situações jamais acontecerão.
Portanto, procure não viver em uma bolha com esses pensamentos destruidores. Muito pelo contrário, direcione sua mente com soluções para cada situação, pensando em caso venham a ocorrer no futuro. Assim, no seu íntimo, os pensamentos positivos, assim como os sentimentos de confiança e segurança estarão sempre presentes.

5. Aproveite melhor o tempo no transporte

Atualmente, dependendo da cidade onde você mora, o transporte é capaz de consumir grande parte do seu dia. Por isso, antes de mais nada, tente reduzir ao máximo o tempo do trajeto chamando uma corrida por aplicativo, traçando rotas mais curtas, pegando uma carona de casa para o trabalho etc.
Caso tudo isso não seja possível, busque algumas saídas para aproveitar melhor o tempo e aprender como ser mais produtivo no metrô, ônibus ou táxi. Durante o trajeto, faça tarefas mais simples e que exijam menos concentração. Com boas práticas de mindfulness, por exemplo, até mesmo dirigindo você pode aproveitar melhor o seu tempo de viagem e ganhar muito com isso.

6. Organize o seu ambiente de trabalho

Não importa se você trabalha em uma sala reservada só para você ou em uma célula compartilhada, o fundamental é manter o seu ambiente de trabalho organizado e funcional.
Portanto, nada de gavetas lotadas e bagunçadas, papéis avulsos e anotações fora de ordem por todos os lados. Quanto mais arrumado e limpo for o seu espaço profissional, maior será a sua concentração e agilidade e, consequentemente, também a sua produtividade.
Por fim, lembre-se de que não importa o quão eficiente você possa ser, sempre haverá oportunidade e espaço para aumentar o seu nível de produção.
A verdade é que o mais relevante é ser uma pessoa com foco em resultados. O restante se baseia em atitudes, pensamentos e estratégias, como sessões de coaching para executivos e prática de mindfulness, que ajudarão você a manter a direção e a conseguir melhores números em suas entregas.
Entretanto, não se esqueça: as dicas listadas neste post somente trarão resultados concretos se forem colocadas em prática. Caso contrário, não passarão de ideias. Afinal, saber como ser mais produtivo no trabalho e ter sucesso na carreira depende, em sua maioria, de sua própria vontade e dedicação.
Agora que você já sabe como ser mais produtivo, entenda o poder do silêncio no relacionamento diário com as pessoas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE