CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Aprenda como vencer a insegurança seguindo estes 7 passos

A insegurança pode ser uma grande inimiga do desenvolvimento de uma pessoa — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Um bom nível de autoconfiança é importante para que se estabeleçam relações interpessoais de qualidade. Contudo, você sabe como vencer a insegurança?
Muitos indivíduos se veem com pensamentos recorrentes sobre si mesmos em diversos contextos. Trata-se de impressões que, de alguma forma, os convencem de que eles nunca são bons o suficiente.
Esse é um sinal comum de insegurança, que faz com que situações nas quais é preciso interagir ou demonstrar algum tipo de conhecimento passem a ser evitadas. Com isso, tal característica se torna um fator limitante, impedindo o desenvolvimento integral de potenciais e talentos.
Pensando na importância de desenvolver a autoconfiança, vamos destacar 8 passos que ajudam a superar essa dificuldade e permitir que todo o seu potencial se desenvolva sem grandes prejuízos. Continue a leitura e aprenda como vencer a insegurança!

1. Reconheça suas qualidades

Primeiramente, é preciso entender que a insegurança, no geral, é construída durante toda a vida, principalmente em fases cruciais do desenvolvimento. Contudo, ela também pode ser desencadeada por uma situação traumática.
Portanto, a primeira tarefa é um exercício para a sua autoestima. Reconheça suas qualidades de modo que nenhum outro pensamento negativo tente diminuí-la.
Não vale reconhecer que você é alguém que se destaca pela criatividade e, logo depois, pensar “ah, mas isso não é valorizado por ninguém!”, por exemplo. Reconheça que é criativo e ponto. Esse exercício ajuda a construir uma percepção realista sobre suas qualidades.

2. Aprenda a dar e receber feedbacks de forma construtiva

Pessoas inseguras têm dificuldades de lidar com feedbacks tanto negativos quanto positivos. Sim: há quem não saiba receber um elogio — talvez seja até o seu caso. Nesse passo, você precisa entender que críticas e elogios são apenas a percepção de alguém.
Aprenda a considerar as opiniões sem necessariamente internalizá-las, até porque você pode não concordar com algo. Desenvolver um filtro para o que se escuta é essencial, assim como é importante saber dar a sua opinião de forma construtiva.
Diga a alguém que a cor da parede escolhida vai escurecer o ambiente em vez de “nossa, você escolheu mal a cor!”, por exemplo. Perceba que se trata da sua percepção sobre a cor (e não necessariamente da melhor).
Use essa lógica para os feedbacks que você recebe. Se alguém o dirige uma crítica “pessoal”, entenda que é uma maneira distorcida de emitir a opinião da própria percepção da pessoa.

3. Avalie pontos fortes e fracos da sua personalidade

Depois de compreender suas qualidades sem deixar que a autocrítica mine todas elas, é hora de olhar com racionalidade os pontos fortes e fracos da sua personalidade. Um exemplo de ponto fraco é a própria insegurança. Reconhecer um ponto fraco não é ter baixa autoestima, mas sim buscar uma visão humana sobre si mesmo.
Você pode ter dificuldade de se expressar, abraçar ou falar para as pessoas o que está sentindo e, ao mesmo tempo, ser um ótimo ouvinte. Assim como pode ter pouca capacidade de escuta, mas energia suficiente para tornar o dia dos seus amigos melhor com seu senso de humor e sua forma de enxergar a vida.
Esse olhar cuidadoso sobre sua própria personalidade é importante para transformar a percepção que a pessoa tem sobre ela mesma.

4. Arrisque-se em situações fora da sua zona de conforto

Quanto mais você evitar situações desconhecidas, menor será seu repertório de vida e de experiências. E são as experiências que ajudam a eliminar pensamentos negativos internalizados ao longo dos anos e enraizados sem muito fundamento.
Você pode nunca ter jogado boliche e, por acreditar que é ruim em tudo, sequer ir a um local onde se pratica o esporte para não se deparar com um possível fracasso. Porém, se você vai mesmo com receio, é possível que se surpreenda com o próprio desempenho ou perceba que há a chance de aprender.
Isso vale para muitas situações. O medo de ir a entrevistas de emprego é um exemplo real e limitante para muitas pessoas. Porém, evitá-las é diminuir as oportunidades de conhecer pessoas ou empresas que precisem de alguém como você.
Além disso, os erros não o tornam mais fraco se você os vê como chances de crescimento. A capacidade de voltar ao seu estado original após um problema se chama resiliência — e ela é essencial para ter sucesso na vida.

5. Desenvolva sua inteligência emocional de diferentes formas

Existem diversos pilares que sustentam um indivíduo emocionalmente inteligente, sendo alguns deles o autoconhecimento e a autoconfiança.

Autoconfiança

Ser autoconfiante é crer que você é capaz de alcançar sucesso em todos os aspectos da vida, o que é muito diferente da autoestima, por exemplo, que consiste apenas no seu julgamento a respeito de você mesmo e de seu valor.
Dessa forma, podemos dizer que a autoestima é o pavimento que solidifica e dá sustentação para a autoconfiança, o que quer dizer que primeiro precisamos ajustar a opinião que temos acerca de nós mesmos para que depois possamos acreditar no nosso potencial para o sucesso.
Uma pessoa que desenvolve a autoconfiança está combatendo, automaticamente, seus medos e inseguranças e caminhando para cada vez mais perto da tão sonhada felicidade plena.

Autoconhecimento

Há uma frase de Sócrates que diz “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” e ela não poderia estar mais correta. Isso porque, para vencer qualquer adversidade da vida, inclusive a própria insegurança, é preciso se conhecer verdadeiramente e dominar os próprios “demônios”.
Conhecer a si mesmo verdadeiramente vai muito além do que saber os próprios gostos, preferências e padrões de comportamento. Autoconhecer-se é entender a própria essência e descobrir sua natureza mais profunda e verdadeira.
A partir do autoconhecimento podemos identificar os gatilhos que nos levam à insegurança e assim conseguir combatê-la, afinal, como dizia sabiamente o filósofo chinês Sun Tzu:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”

Entretanto, engana-se quem pensa que a jornada pelo autoconhecimento é algo com início, meio e fim. Na verdade, ela é um círculo infindável, pois estamos em constante transformação a todo o momento. Nada é fixo nem permanente, muito menos o nosso próprio eu.
Por isso, quem se compromete a se autoconhecer, sabe que essa prática terá de ser feita pelo resto da vida, seja pelo meio que for. Hoje, há muitos materiais de qualidade disponíveis na internet, em forma de filmes, palestras, e-books, histórias reais, grupos etc. que ensinam como ter autoconhecimento e autoconfiança.
Além dos meios digitais, existem aqueles já consagrados, os quais pessoas de todas as épocas buscam para que obtenham o que querem. Estamos falando de terapias, cursos de coaching, literatura, arte, cinema, esportes, religiões, filosofia e iniciativas produzidas por pessoas para pessoas.
Tudo isso tem o poder de mudar a percepção que um indivíduo tem sobre si e o mundo, dando novos sentidos às suas vivências.

6. Assuma sua insegurança sem medo

Quando você chegar nesse nível, não será mais tão difícil assumir a insegurança em determinados contextos. Muitas pessoas têm medo de assumir que são inseguras por acharem que vão perder suas relações ou até cargos que almejam. Porém, há uma diferença entre ser consciente da sua própria insegurança e mostrar-se inseguro.
Quando você está participando de uma apresentação em público e o seu nível de nervosismo chega ao ponto de atrapalhá-lo, assuma isso de alguma forma. Lembre-se de que fingir segurança deixa as pessoas ainda mais frágeis.
Muitos nomes famosos e bem-sucedidos já disseram que são inseguros ou costumam ter medo de falar em público. Uma matéria da revista Exame traz uma lista surpreendente de pessoas que não se sentem muito seguras com elas mesmas, como Steven Spielberg, Meryl Streep e Bill Gates. Depois dessa, ficou até mais fácil assumir a insegurança, não é mesmo?

7. Invista mais tempo no que você sabe fazer

Saiu da zona de conforto e descobriu uma nova habilidade? Invista nela. Percebe que tem um conhecimento diferenciado em alguma área? Dedique-se mais a isso.
O resultado direto do autoconhecimento é o aprendizado sobre si mesmo. Portanto, aproveite nosso passo a passo para valorizar sua personalidade e entenda que ela não deve aprisionar, mas ser ampliada, desenvolvida e melhorada sempre.

8. Invista no seu Quociente Emocional (QE) para ascender profissionalmente

“Mas, o que é Quociente Emocional?”, você deve estar pensando, não é mesmo? A resposta é simples: trata-se de um fator que mede a capacidade de um indivíduo em ter autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança e na aptidão em utilizar as próprias emoções em prol do bom gerenciamento das relações interpessoais.
O QE tem cada vez mais sido requisitado pelas empresas como um fator de desempate em seleções de emprego e até mesmo em promoções de cargo. Isso porque os recrutadores sabem que um profissional com um bom Quociente Emocional é muito mais seguro de si e na sua habilidade de tomar decisões acertadas, sendo muitas vezes mais importante do que o famigerado Quociente de Inteligência (QI), que apenas mede a habilidade do profissional em compreender símbolos matemáticos e linguísticos.
Para se dar em testes de QE, é fundamental investir no controle das emoções e sentimentos, ou seja, ter a famosa inteligência emocional, conforme mencionado no tópico 5. Ser emocionalmente inteligente proverá a você todas as armas necessárias para combater sua insegurança, ajudando você a ter sucesso em todos os aspectos da sua vida, seja pessoal, seja profissional.
Como visto, aprender a ser um indivíduo mais seguro é um exercício contínuo, que se torna cada vez mais fácil quando se entende como lidar com ela.
Agora que você já está a par das melhores dicas de como vencer a insegurança, que tal entrar em contato conosco para dar mais um passo rumo à realização profissional e pessoal? Venha conhecer nossos cursos de formação e workshops!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE