CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


6 benefícios do mindfulness para pessoas com vida agitada!

Vivemos em uma época em que novos conceitos surgem a cada momento, principalmente aqueles ligados ao bem-estar. Porém, muitos deles já existiam e apenas se tornaram populares agora, como no caso do mindfulness.

As tradições budistas já reconheciam o valor da prática do mindfulness e, por meio da meditação, buscavam e ainda buscam um estado de atenção plena.

Para quem não sabe o que esse conceito significa, talvez não seja simples compreender como trabalhar a concentração, mas a verdade é que todos nós, em algum momento da vida, já experimentamos esse estado pleno de atenção que o mindfulness representa.

Seja durante a prática de um esporte, seja ao executar uma tarefa manual, é possível experimentar esse estado por meio de diferentes canais. Veja, a seguir, como isso funciona e quais os benefícios do mindfulness, principalmente para quem tem uma vida agitada!

Saiba o que é o mindfulness

Antes de falarmos sobre os benefícios dessa prática, precisamos falar sobre o seu significado.

Trata-se de uma técnica de meditação e exercícios de tradição oriental adaptada para o Ocidente. O intuito é que a pessoa aprenda a focar a sua atenção no momento presente, sem expectativas de futuro ou lembranças do passado.

Todo esse processo ocorre por meio da respiração, que, embora seja um ato involuntário e básico, pode ser um instrumento de controle da mente e do corpo.

Atletas de alto rendimento como o famoso Michael Jordan são exemplos de que a meditação é eficaz para a vida. O psicólogo George Mumford colocou times de basquete para meditarem e trouxe resultados relevantes para eles, com vitórias importantes.

Mas não é só no desempenho de esportes que a meditação ajuda. Há muitos outros benefícios relacionados à prática, capazes de transformar a vida das pessoas. Veja 6 deles a seguir!

Conheça os benefícios dessa prática

1. Controla o nível de estresse

Como a prática de ioga e de algumas técnicas de meditação, o mindfulness reduz os níveis de cortisol no sangue, um hormônio liberado em resposta ao estresse.

Como se sabe, o estresse é desencadeador de muitas doenças, algumas graves e crônicas como a hipertensão.

No entanto, a prática de mindfulness traz para o praticante um estado de calma e serenidade que afeta diretamente a saúde física e emocional. Com isso, o nível de cortisol diminui, diminuindo também a pressão arterial e todo o estado de estresse que ela envolve.

2. Devolve qualidade ao sono

Enquanto, durante o dia, a sua atenção fica 100% focada no momento presente, à noite, há uma facilidade em desligar os pensamentos de toda a correria da rotina, resultando em mais qualidade no sono.

Não precisa ir muito longe para descobrir quem tem problemas para dormir. Basta ver na própria família, no trabalho ou entre amigos. A insônia se tornou um grande problema, e só quem a tem sabe o quanto ela prejudica a vida.

O que ocorre muitas vezes é que se recorre a medicamentos sem ao menos tentar alternativas. Diferente disso, o mindfulness revela dentro de cada um a sua capacidade de estar em paz e sereno.

3. Melhora a concentração

Hoje, com tantos fatores capazes de distrair nossa mente, não é raro se perceber com dificuldades de concentração, principalmente aquelas pessoas que já têm alguma dificuldade para fazê-lo.

Mindfulness é uma técnica que busca criar uma atenção consciente, portanto, é capaz de direcionar de forma voluntária os processos de pensamento e atenção.

Diante disso, a melhora de concentração é resultado garantido da técnica oriental.

4. Beneficia as relações interpessoais

Não há só o trabalho mental envolvido com o mindfulness, há também uma revisão de valores e sentimentos acerca do mundo interior e exterior. Por conta disso, a prática reflete diretamente em tudo o que faz parte da vida da pessoa, incluindo aí as suas relações pessoais.

Colabora para isso o fato de a prática aumentar a capacidade de uma pessoa de reconhecer as necessidades do outro, resultando em uma relação mais empática.

Além disso, a consciência adquirida com a meditação traz o autoconhecimento necessário para não se deixar afetar em excesso por acontecimentos externos.

Conscientes dos seus próprios sentimentos e pensamentos, as pessoas diminuem projeções e conflitos, criando um efeito parecido com o das psicoterapias e outros métodos terapêuticos.

5. Diminui sintomas de depressão e outros transtornos

Por falar em psicoterapia, muitos especialistas indicam aos seus pacientes a associação da meditação aos tratamentos psicológicos.

Sabe-se que a depressão é, de fato, uma doença e que existem maneiras de tratá-la que incluem desde medicamentos até a clínica psicológica. A meditação tem se mostrado também muito eficaz para diminuir sintomas como:

  • irritabilidade;

  • falta de disposição;

  • tristeza;

  • ansiedade.

Além da depressão, outros transtornos e dificuldades de origem psicológica podem ser combatidos com o apoio da meditação.

A ansiedade, que é um dos principais atualmente, junto das fobias e do pânico, é outro exemplo que pode e deve ser trabalhado por meio do mindfulness.

6. Estimula a criatividade

Muita gente pensa que criatividade é uma habilidade importante apenas para artistas e publicitários. Porém, isso é um mito que precisa ser superado. Todos nós precisamos ser criativos, principalmente para levar uma vida mais produtiva e satisfatória.

A mente calma tem muito mais espaço para ter ideias novas, e é com base nessas ideias que movimentamos nossa vida, seja na carreira, seja nas decisões pessoais.

Quem vive com muita carga de estresse sabe bem como é difícil parar os pensamentos e preocupações para ter uma ideia nova ou buscar uma solução diferente para seus problemas.

Diante de todos esses benefícios, podemos afirmar que o mindfulness é uma descoberta que promete mudar a vida das pessoas. O melhor de tudo é que ocorre com base em técnicas simples e fáceis de colocar em prática.

O que você achou dos benefícios do mindfulness? Aproveite para experimentar essa prática e fique mais preparado para lidar com a correria do dia a dia sem afetar a sua saúde.

Entre em contato conosco para inserir a meditação na sua vida, transformando sua maneira de vivenciar o mundo!

 

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE