CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


3 exemplos de liderança feminina para se inspirar!

A discussão sobre igualdade de gênero tem se evidenciado no âmbito social e político. No mês de março, esses debates ganham ainda mais força, uma vez que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Sendo assim, conhecer exemplos de liderança feminina é essencial para ficar por dentro de histórias inspiradoras de mulheres que desafiaram o sistema e se destacaram mundialmente com suas ações e importância para os seus respectivos países.
Neste post destacamos 3 exemplos de lideranças femininas com histórias para você se inspirar. Boa leitura!

1. Angela Merkel

Angela Dorothea Kasner, conhecida mundialmente como Angela Merkel, foi a principal líder da Alemanha, o país mais populoso da Europa (83 milhões de habitantes). Em seu mandato, enfrentou a pior crise do continente, estabelecendo medidas que muitas vezes desagradavam à população, mas que, ao final, lhe renderam uma das maiores popularidades do mundo.
Uma pessoa que, apesar de os holofotes estarem naturalmente voltados a ela, tenta levar uma vida discreta. Mesmo durante o governo, continuou residindo em seu apartamento com o marido, o químico Joachim Sauer.
Praticamente camuflada em seus ternos, que mudam apenas de cor, Angela não gosta de ser incomodada por fãs em suas atividades diárias. Doutora em Física, levou com muita seriedade um governo que passou por turbulências financeiras no que diz respeito à economia mundial. Além disso, sempre apresentou frieza em situações que exigiam tal comportamento, o que permitiu sua ascensão política em 1999.

2. Mary Barra

Considerada a CEO mais poderosa do mundo! Certamente, Mary Barra é um exemplo de liderança que inspira todas as pessoas, pois começou a carreira como inspetora de qualidade na própria empresa em que trabalha:General Motos (GM).
Há quatros no cargo, Mary Barra comanda mais de 200 mil funcionários de uma empresa com faturamento superior a 150 bilhões de dólares. Engenheira Elétrica formada pelo General Motors Institute — hoje Universidade Kettering — , Barra obteve seu MBA no ano de 1990.
Até chegar ao principal cargo da GM, Mary teve uma passagem marcante por outros setores da empresa, sendo vice-presidente global das áreas de recursos humanos, supply chain e de desenvolvimento de produtos. Mesmo em uma importante função, Barra não deixa de lado a preocupação pela representatividade feminina no campo das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estabelecendo ações para que haja maior empoderamento nesse setor.

3. Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é CEO do Facebook, a maior rede social mundial. Com certeza, é inspiração para várias lideranças por todo o mundo, uma vez que, além de ocupar um importante cargo em uma empresa de grande dimensão, luta pela igualdade feminina nas organizações.
Em seu livro “Faça Acontecer”, Sheryl discute o fato de os homens ainda ocuparem cargos mais altos nos negócios, além de questionar o fato de pouco mais de 10 mulheres estarem no topo máximo das presidências em seus países.
Neste post, você pôde conhecer 3 exemplos de liderança feminina para se inspirar. Hoje, a mulher tem ganhado espaço e estabelecido o seu próprio protagonismo. No entanto, ainda existem barreiras que a impedem de crescer e mostrar verdadeiramente sua competência, precisando enfrentar diariamente o machismo estrutural para que possa se estabelecer no mercado.
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e novidades na sua caixa de entrada !

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE