CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Perder o medo de falar em público é libertador: veja nossas dicas!

Se expressar em uma situação pública sempre causa certo grau de desconforto e apreensão. Mas, para alguns, isso se torna um grande desafio. O receio, que pode estar ligado a experiências traumáticas (especialmente na infância), à personalidade ou a fatores externos, se apresenta desde um simples nervosismo até angústia e ansiedade.

O problema é comum no mundo inteiro, mas essa limitação pode prejudicar a vida acadêmica, a carreira e até os relacionamentos sociais. Felizmente, é possível perder o medo de falar em público e desenvolver sua oratória. Como boa parte das habilidades humanas, expressar ideias a alguém demanda treinamento e prática.

Por isso, se você quer contornar o problema e enfrentar o seu medo, confira algumas estratégias que podem ajudar.

Como perder o medo de falar em público?

Não importa se é para uma grande plateia ou para um pequeno grupo. Muitas pessoas acham que falar em público é uma verdadeira tortura. É o seu caso? Então preste atenção às dicas que preparamos!

Mantenha a ansiedade sob controle

Identificar a raiz de sua ansiedade pode ser a chave para diminuir o nervosismo que antecede uma situação de tensão. Algumas medidas simples e eficientes nesse sentido são: filtrar os pensamentos, ter confiança em suas habilidades e investir em práticas que ajudam a controlar a ansiedade (como exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação).

Prepare-se para a ocasião

Treinar o discurso nem sempre é a melhor maneira de se preparar para uma apresentação em público, já que esquecer o texto é comum e pode causar ainda mais ansiedade sobre a performance. Porém, é importante conhecer bem o assunto da fala e antecipar perguntas do público, para manter o controle da situação mesmo diante de imprevistos.

Utilize recursos audiovisuais

Incluir recursos como slides, imagens, gráficos, vídeos ou material impresso para que as pessoas acompanhem é uma boa estratégia para reforçar os pontos mais importantes da sua fala. Ao mesmo tempo, você consegue ganhar alguns momentos para retomar o fluxo das ideias e driblar o nervosismo.

Pratique sempre que for possível

Uma boa forma de perder o medo de falar em público é aproveitar todas as oportunidades que surgirem para treinar suas habilidades de oratória. Você pode fazer isso na frente do espelho, conversando com alguns familiares ou em pequenos grupos de amigos.

Ao se expressar em voz alta sobre assuntos que você já domina, é possível controlar aspectos como a velocidade da fala e a linguagem corporal. Aos poucos, o ato vai se tornando mais natural e a insegurança tende a diminuir ou até desaparecer.

Está precisando de ajuda?

Se você sente que o medo está se tornando um problema na sua vida, não hesite em procurar ajuda. Vale a pena investir em cursos de desenvolvimento pessoal e/ou em workshops especializados. Eles são de curta duração e oferecem ferramentas valiosas para lidar com a insegurança e ter sucesso em qualquer situação.

Mesmo que no momento o medo pareça paralisante, acredite que é possível melhorar. Vencer o medo é uma experiência libertadora! 

Perder o medo de falar em público pode trazer resultados imediatos na vida profissional e social. É fundamental saber expressar suas ideias com tranquilidade, seja para uma pessoa, seja para várias. Desse modo, você ganha o respeito das pessoas no local de trabalho e se conecta com seus amigos e sua família.

Quer descobrir como o Instituto Humanizar pode ajudar nessa jornada? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE