CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Gestão de tempo de produtividade: como melhorar no dia a dia?

Uma boa gestão de tempo e produtividade serve para equilibrar e amparar a jornada de alguém na organização e aproveitamento do dia. Se não houver disciplina, não será fácil cumprir a agenda e concluir todas as tarefas com êxito.
O tempo é um forte aliado quando bem distribuído, mas, se desperdiçado com aquilo que não agrega ou produz um efeito construtivo, pode ser um vilão. A sensação de um dia curto e improdutivo pode ser minimizada por ações efetivas de otimização do tempo.
Se você deseja alcançar melhor produtividade e balancear a vida pessoal e profissional, precisa encontrar mecanismos na gestão de tempo e produtividade — neste post, vamos mostrar como a mudança de comportamento pode garantir resultados eficientes. Continue a leitura!

O controle do estresse e da ansiedade

A mente humana tem uma capacidade incrível de absorção e propagação. Quando acometida pelo estresse e pela ansiedade, é possível que o comportamento seja afetado negativamente.
Mas o que isso tem a ver com a gestão de tempo e produtividade? A capacidade de realização depende de metas e objetivos, e quando alguém se deixa desequilibrar mentalmente há uma forte tendência de produzir menos que o previsto.
Os dias estão acelerados, de modo que muitos projetos podem não sair do planejamento caso o estado de ansiedade prevaleça. A mente pode elaborar diversas etapas e planos para serem cumpridos ao longo do dia, mas sem uma gestão adequada do tempo, certamente, a produtividade não alcançará o grau estabelecido.

A gestão de tempo e produtividade

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são pequenos estímulos que o cérebro recebe e que ajudam na tomada de decisão. Tratando-se de tempo e produtividade, digamos que facilita o gerenciamento das atividades prioritárias.
Ao promover uma jornada de autoconhecimento para entender o que impede a produtividade, será mais fácil relacionar tarefas e determinar o tempo para serem concluídas.
Se você está percebendo uma queda no rendimento, dificuldades para finalizar um projeto de vida e que o tempo está passando sem que haja um resultado efetivo, saiba que é possível criar estratégias para reverter esse quadro.

Planejamento no dia anterior

Essa é uma das melhores ações que você pode usar para beneficiar a sua vida pessoal e profissional. Ao planejar o que será realizado um dia antes, você acordará logo cedo produzindo algo.
Despertar sem saber por onde começar as atividades não só retarda as conquistas, como pode induzir à procrastinação, autossabotagem e dificuldades para dar continuidade ao que foi iniciado anteriormente.
Para muitas pessoas, a realização profissional tem uma importância significativa. Se esse é o seu caso, dê atenção ao fato que a produtividade é vista com bons olhos e que, para se destacar, é provável que seja um dos primeiros quesitos observados.
As empresas confiam em profissionais que fazem boa gestão de tempo e produtividade. É uma demonstração de competências e habilidades, mesmo quando associadas a uma vida pessoal atribulada.

Uso de metodologias

Nem todo mundo consegue administrar bem o tempo, se perdendo em meio a compromissos ou se distraindo com atividades paralelas. Algumas metodologias podem ser úteis no processo de reeducação do uso do tempo e apresentar bons resultados.
O método Pomodoro é uma prática simples e poderosa na gestão do tempo. Ela funciona com a divisão de tudo que precisa ser executado ao longo do dia em intervalos de 25 minutos.
Isso quer dizer que você vai iniciar as atividades pela manhã, contar 25 minutos ininterruptos e fazer uma pausa de 5 minutos — a pausa deve ser utilizada para um lanche, uma música, uma leitura ou algo que permita a agradável sensação de bem-estar e relaxamento.
Para que o método não seja enfadonho e abandonado no meio do caminho se permita uma pausa de 30 minutos a cada quatro “Pomodoros” para descansar e retomar com mais disposição a tarefa interrompida.
Outra metodologia bem eficaz, o Kanban, funciona com as tarefas divididas em listas. As anotações podem ser manuais ou por meio da tecnologia, em um software, mantendo o status de andamento — e só devem ser descartadas depois de concluídas.

Análise dos picos de produtividade

Ao identificar, no seu tempo diário, os momentos de maior produtividade e aqueles de baixo rendimento, fica mais fácil entender os motivos e os estímulos para cada comportamento.
É normal ter mais ânimo em determinadas horas do dia, mas se você precisa assegurar o andamento e a conclusão de algo em um tempo determinado, o ideal é aproveitar melhor esses períodos e aprimorar a performance dentro de um prazo preestabelecido.
A vida é repleta de oportunidades e vence aquele que não se furta a realizar os feitos sem desperdiçar os recursos. Tempo é dinheiro, já dizem alguns jargões, mas vamos pensar que ele também pode ser realização e felicidade — cada minuto perdido é um minuto a menos vivido que poderia conter um grão de alegria.
A gestão de tempo e produtividade está conectada aos objetivos de vida, mas, acima de tudo, ao desejo de que eles, de fato, sejam conquistados. Uma mudança de casa, no relacionamento ou uma promoção no trabalho, dependem diretamente do não prolongamento nas escolhas e nas atitudes que produzem o resultado.
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, mas tenha o cuidado de desenhar o curso da vida pessoal e profissional, estabelecendo critérios e, se necessário, promovendo mudança de hábitos.
Se você deseja mesmo acertar na gestão de tempo e produtividade, defina as metas e as prioridades, faça um checklist de tudo que precisa ser realizado, eliminando o que for obsoleto e desnecessário.
Vale lembrar que a vida saudável é aquela em que sabemos dividir o tempo com uma distribuição justa entre trabalho, família e lazer. Fazer gestão de tempo e produtividade é, sem dúvidas, a melhor forma de tomar as rédeas da própria vida.
Se você gostou deste post, vai gostar de saber que temos diversos conteúdos muito interessantes em nosso blog. Para receber conteúdos e atualizações diretamente na sua caixa de entrada, não deixe de assinar a nossa newsletter!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE