CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como controlar a impaciência? Veja 6 Estratégias que podem ajudar!

O nosso cotidiano está cada vez mais conturbado. Estamos nos adaptando a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e, em meio a tantas atividades, uma característica essencial parece estar em falta no dia a dia: a paciência. Uma pessoa impaciente tem para si várias consequências, como o estresse, a ansiedade, a falta de concentração e, até mesmo, o envelhecimento precoce. 

No entanto, é preciso ter em mente que a paciência é um exercício diário: você não se tornará uma pessoa com essa característica da noite para o dia, mas será preciso determinação e aprendizado contínuo. 

Foi pensando nesses aspectos que elaboramos este post, para que você fique por dentro de algumas dicas de como controlar a impaciência que vão contribuir significativamente para a sua rotina. Boa leitura! 

1. Tenha autocontrole

A paciência é, basicamente, a capacidade de a pessoa ter autocontrole, uma característica que, inclusive, pode ser aprendida por todos. Afinal, caso não consiga se controlar, não vai poder ter um controle sobre as pessoas ao seu redor, não é verdade?

Em nosso meio, sempre existirão situações que estarão alheias à nossa vontade. Com o objetivo de manter a paciência, é essencial saber diferenciá-las para que não se desespere. Saiba, no entanto, que ser paciente não é o mesmo de ser passivo: é saber gerenciar a si mesmo, prestando atenção aos seus atos, pensamentos e palavras. 

Em momentos mais complicados, para que você consiga manter esse autocontrole, procure respirar fundo, esvaziar a mente de pensamentos negativos e focar sempre no que aquela situação pode servir como aprendizado. Ou seja, preste atenção no seu inspirar e expirar, pois contribuirá para que você entenda como controlar a impaciência, além de render outros benefícios. 

Nesse sentido, devemos ressaltar que não é recomendável que se transforme conversas em discussões. É preciso saber ouvir os argumentos das pessoas e abordar os seus de maneira clara, mesmo que não concorde com o outro ponto de vista. Além disso, saber ouvir mais do que falar torna-se fundamental para o autocontrole e para entender como controlar a impaciência. 

2. Saiba onde manter o foco

Como dito, é preciso focar sempre no que as situações podem contribuir para o seu crescimento. No entanto, é preciso ter em mente em que manter o foco. Por muitas vezes, tendemos a focar em momentos de muita expectativa ou em grandes acontecimentos, que nos deixa mais agitados que o habitual.

Assim, tente pensar em algo diferente e reflita sobre a sua jornada, naquilo que já conquistou e deixe o ponto de ansiedade para quando chegar no fato em específico. Tal atitude evitará que você foque em algo que deixará impaciente.  

3. Tenha um tempo para si mesmo

Destinar um período do dia para si mesmo é fundamental para controlar a impaciência. Uma boa maneira de conquistar esse objetivo é fazendo uma caminhada, por exemplo — e ela nem precisa ser longa! Dessa forma, você conseguirá tirar da cabeça aquilo que está incomodando a partir de uma reflexão. 

Para isso, procure estar atento ao caminho que está fazendo, nas pessoas com quem você cruza e na natureza ao redor, dedicando-se a encontrar aquilo que trará inspiração. Além disso, busque se distrair com outras atividades que aliviarão o estresse. Entre elas, destacamos:

  • saia mais vezes;
  • faça passeios diferentes — museus, exposições, parques etc;
  • procure cursos fora de sua área de atuação para gerar conhecimentos; 
  • entre outros.

Essas mudanças de hábitos serão benéficas não só para você controlar a impaciência, como também para saúde mental e até mesmo corporal. As coisas só acontecem em seu devido tempo e, enquanto elas não se realizam, não é recomendável ficar apenas esperando e focando suas ideias em algo que pode até mesmo desestabilizá-lo. 

4. Conte com o apoio emocional dos seus amigos

Geralmente, a pessoa que apresenta muita impaciência pode apresentar um comportamento que se torna bastante prejudicial: guardar as frustrações e angústias, que se acumularão e transformarão em uma carga negativa maior. Por essa razão, sem abusar muito dos amigos — ninguém pode se tornar um “muro das lamentações” —, procure pedir conselhos e dividir um pouco aquilo que está passando no momento. 

Você vai conseguir se livrar um pouco dessa energia que pode ser muito pesada, que acaba gerando ansiedade, estresse e a nossa tão temida impaciência. A partir do momento que estamos mais leves, passamos a observar a vida de uma outra maneira, conduzindo os problemas com mais facilidade. 

5. Encontre soluções para os problemas 

Sempre que você se ver em alguma situação que vá gerar estresse e impaciência, é preciso reservar um tempo para analisar tudo aquilo que incomodou, lidando da melhor maneira nesses casos. Assim, encontre soluções para esses problemas, com o objetivo de identificar pelo menos três pontos positivos que podem ser analisados a partir dessa situação. 

Trabalhar dessa maneira contribuirá para que, aos poucos, a pessoa encontre o seu ponto de equilíbrio e consiga manter a paciência em situações mais complicadas. 

6. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos de maneira regular pode contribuir para o combate à ansiedade, à depressão e para entender como controlar a impaciência. Tudo isso é possível pois as atividades estimulam o organismo a produzir endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e de alegria, além de produzir aqueles que auxiliam na estabilização do humor.  

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender algumas práticas essenciais de como controlar a impaciência. É preciso ressaltar, no entanto, que é fundamental ir em pequenos passos. O exercício desse controle é gradual, que vai fazer com que você passe por momentos que deseja extravasar. Sendo assim, respire, pense em algo diferente e tente manter o controle. 

Ao dar esse importante passo rumo à mudança de atitude, é possível ganhar em diversos outros setores da sua vida. Seja mais tolerante, compreensivo e, acima de tudo, comemore as pequenas conquistas, reflita sobre os momentos difíceis e sorria sempre. Esses pontos serão marcantes para que você seja uma pessoa paciente. 

O que achou deste conteúdo? Gostou das dicas para ser uma pessoa mais paciente? Caso queira ter acesso a mais novidades e conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada! 

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE